O PRESENTE ARTIGO, APRESENTA UM RECORTE DA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O QUE AFETA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ANOS INICIAIS, DE FORMA A POTENCIALIZAR A VONTADE DE SE MANTEREM ESTUDANDO, PERMANECENDO NA ESCOLA POR MAIS TEMPO, IMPEDINDO, CONSEQUENTEMENTE, A EVASÃO. PARA ESTA PESQUISA, A AFETIVIDADE É ASSUMIDA COMO CONCEITO CENTRAL PARA ANALISAR AS INTERAÇÕES SOCIAIS E A CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS DURANTE A VIDA, TOMADO COMO BASE OS ESTUDOS DE LEV VIGOTSKI E HENRI WALLON. A TEMÁTICA QUE NORTEOU A REVISÃO DE LITERATURA DA PESQUISA FOI O CENÁRIO DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DE MANEIRA ESPECIAL REFLEXÕES ACERCA DA PERMANÊNCIA E DA EVASÃO. ESTE RECORTE DA PESQUISA, TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA, A FIM DE SISTEMATIZAR O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM RELAÇÃO À EVASÃO E À PERMANÊNCIA. A BUSCA FOI REALIZADA NA BASE CAPES PERIÓDICOS (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). A REVISÃO DE LITERATURA POSSIBILITOU IDENTIFICAR O QUE TEM SIDO ESTUDADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, RELACIONANDO COM A PERMANÊNCIA E EVASÃO, COMO: METODOLOGIAS DE ENSINO E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS; SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA E À EDUCAÇÃO FORMAL, DESEJO/NECESSIDADE DE CERTIFICAÇÃO E DE INSERÇÃO SOCIAL; A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO DE EJA E AINDA ÀS EXPERIÊNCIA TRAUMÁTICA VIVIDA NO ENSINO REGULAR.