ESTANDO AS POL?TICAS P?BLICAS PARA ALFABETIZA??O VOLTADAS PRINCIPALMENTE AO DIRECIONAMENTO DO TRABALHO DOS PROFESSORES AO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, TRAREI PARA AS DISCUSS?ES, SITUA??ES DE SALA DE AULA VIVENCIADAS POR UMA PROFESSORA EM EFETIVO EXERC?CIO, RELACIONADAS AOS PROCESSOS DE ALFABETIZA??O, COMPARTILHANDO EXPERI?NCIAS E REFLEX?ES SOBRE A MINHA PR?TICA COMO PROFESSORA EM UMA ESCOLA DE PERIFERIA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE S?O PAULO, NO ANO DE 2009, PER?ODO EM QUE A REDE MUNICIPAL INSTITUIU O ENSINO DE 9 ANOS. COMPOSTA POR 28 ALUNOS COM 6 ANOS DE IDADE OU A COMPLETAR 7 ANOS, POIS COM A OBRIGATORIEDADE DA MATR?CULA A PARTIR DE 6 ANOS DE IDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL, HOUVE UMA REESTRUTURA??O DOS MUNIC?PIOS PARA ATENDER A DEMANDA, COM A SAN??O DA A LEI 11.274 DE 6 DE FEVEREIRO DE 2006, ESTABELECENDO A DURA??O DE 9 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PALAVRAS-CHAVE: RELA??ES DE ENSINO, PR?TICA DOCENTE, ALFABETIZA??O.