O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O FUNCIONAMENTO DA CAIXA ESCOLAR DO GRUPO ESCOLAR DE DIAMANTINA (GED). O RECORTE TEMPORAL ESCOLHIDO, JUSTIFICA-SE PELO REGISTRO DAS FINANÇAS DO GRUPO TER OCORRIDO A PARTIR DE 1908, E 1909, ANO QUE MARCOU A PRIMEIRA TROCA DA DIREÇÃO DO EDUCANDÁRIO. COMO METODOLOGIA, INICIALMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TEMÁTICA, APÓS ISSO, DEU-SE A ANÁLISE DOCUMENTAL DO LIVRO CAIXA ESCOLAR (1907) E NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DA ÉPOCA. A REFORMA JOÃO PINHEIRO EXPANDIU O ACESSO DAS CRIANÇAS À EDUCAÇÃO PRIMÁRIA, ATRAVÉS DOS GRUPOS ESCOLARES. O AUMENTO DA OFERTA, DESENCADEOU A NECESSIDADE DE HAVER MAIS RECURSOS FINANCEIROS, A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NÃO EVIDENCIAVA A OBRIGAÇÃO DO ESTADO EM FORNECER SUBVENÇÕES PERIÓDICAS ÀS ESCOLAS, POR ISSO, DESDE O PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO DO GRUPO ESCOLAR DE DIAMANTINA, A CÂMARA MUNICIPAL FAZIA UM REPASSE MENSAL PARA A CAIXA ESCOLAR DO EDUCANDÁRIO, PARA CUSTEAR PARTE DAS DESPESAS, ALÉM DISSO, AS RECEITAS ADVINHAM DE EVENTOS PROMOVIDOS PELO GED COMO TEATROS E CONCERTOS MUSICAIS. COMO DESPESAS FORAM IDENTIFICADAS AS COMPRAS DE MATERIAIS ESCOLARES, MATERIAIS DE MANUTENÇÃO, PANOS, UNIFORMES PARA OS ALUNOS POBRES E PAGAMENTO AOS PRESTADORES DE SERVIÇOS. PELOS REGISTROS FICA EVIDENTE QUE A CAIXA ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO, DURANTE A GESTÃO DO DIRETOR CÍCERO ARPINO CALDEIRA BRANT SEMPRE SE MANTEVE COM SALDOS POSITIVOS.