ESTE ESTUDO TEVE COMO FINALIDADE REFLETIR SOBRE A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, MODALIDADE QUE UNE FORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. PARA TANTO, FOI REALIZADA REVISÃO DA LITERATURA EM OBRAS DE AUTORES COMO RAMOS (2010), CIAVATTA (2005), GRAMSCI (2001), ENTRE OUTROS, E TAMBÉM ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PLANOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA/CAMPUS GUARABIRA E CAMPUS SOUSA. CONCLUI-SE QUE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO É UMA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO QUE BUSCA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DO ALUNO, SUPERANDO A DICOTOMIA ENTRE TRABALHO MANUAL E INTELECTUAL. PARA TANTO, O TRABALHO É UMA DIMENSÃO FUNDAMENTAL, DE MODO A PROPORCIONAR AO ALUNO UMA FORMAÇÃO QUE CONSIDERA O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, CONTRIBUINDO PARA A APROPRIAÇÃO E A COMPREENSÃO DOS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS E INTELECTUAIS.