O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE PROPICIAR UMA REFLEX?O ACERCA DA AQUISI??O DA LINGUAGEM, TENDO EM VISTA O ?ERRO? NA FALA DA CRIAN?A, MAIS ESPECIFICAMENTE, COMO SE D? O PROCESSO DE CONCORD?NCIA VERBAL , ONDE FORAM ANALISADAS FRASES OBTIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR DE CRIAN?AS DO CENTRO DE EDUCA??O INFANTIL DA CIDADE DE CAL?ADO. AO TRATAR DESSES ASPECTOS NA FALA DA CRIAN?A TOMAMOS COMO PONTO DE PARTIDA A TEORIA DO GERATIVISMO NA PERSPECTIVA DE CHOMSKY, ESTE QUE ACREDITA QUE A CAPACIDADE DE FALAR OU AINDA DE COMPREENDER UMA L?NGUA ? INATA, E ESTA DISPOSI??O INATA PARA A COMPET?NCIA LINGU?STICA ? O QUE PODEMOS ASSIM CHAMAR DE FACULDADE DA LINGUAGEM, QUE ? UMA FACULDADE NATURAL ? ESP?CIE HUMANA. E, N?O APENAS DETERMINADA PELO MUNDO SOCIAL, EXTERIOR, COMO ACREDITAM OS ?BEHAVIORISTAS?. E, POR MEIO DA HIP?TESE MATURACIONAL DA AQUISI??O DA LINGUAGEM TRABALHADA POR RADFORD (1993), QUE COMPROVA A EXIST?NCIA DE UM DISPOSITIVO INATO, BIOL?GICO, PRESENTE NA MENTE HUMANA E QUE O SURGIMENTO DA LINGUAGEM ACONTECE MEDIANTE FASES OU EST?GIOS DE MATURA??O.