O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É DESCREVER E ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS QUE PROFESSORAS ORIUNDAS DA ZONA RURAL CONSTROEM DE SI E DE SUA PROFISSÃO NO GÊNERO MEMORIAL ACADÊMICO. PARA A ANÁLISE, ESCOLHEMOS O NÍVEL SEMÂNTICO DO TEXTO, COM BASE NA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA. O CAMPO TEÓRICO QUE NORTEIA A PESQUISA É O DA LINGUÍSTICA TEXTUAL, COM ÊNFASE NA ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS (ATD), COM BASE EM ADAM (2011). A TRÍADE TEXTO, GÊNERO TEXTUAL E DISCURSO É FULCRAL PARA A ATD, POR ISSO O GÊNERO UTILIZADO PARA ESSA PESQUISA FOI O MEMORIAL DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS PROFESSORES DO PROFORMAÇÃO/CAPF/UERN. AS CATEGORIAS DA REFERENCIAÇÃO, PREDICAÇÃO, MODIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL FORAM EVOCADAS PARA A DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS. AO FINAL DO ESTUDO, PUDEMOS CHEGAR ÀS SEGUINTES REPRESENTAÇÕES DE SI DAS PROFESSORAS, LEVANDO EM CONTA SUAS HISTÓRIAS DE VIDA: CRIANÇAS SEM INFÂNCIA, SOBREVIVENTE, GUERREIRA, BOA ALUNA, FRUSTRADA COM A DOCÊNCIA. NO CAMPO DAS REPRESENTAÇÕES DA PROFISSÃO: DIFÍCIL, GRATIFICANTE, RENOVAÇÃO DE PENSAMENTO E NECESSIDADE DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.