NESTE TRABALHO, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, PROPOMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE A INCLUSÃO A PARTIR DE SEUS DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES, DENTRO DO ESCOPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROCURANDO SUSTENTAR DISCUSSÕES ACERCA DOS MODOS DE APRENDER DIALOGANDO COM AS INFÂNCIAS E AS ESPECIFICIDADES DE CADA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA ISSO, BUSCAMOS ANALISAR A PRÁXIS PEDAGÓGICA INCLUSIVA E MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NESSES ESPAÇOS ESCOLARES A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS ANOS. UTILIZAMOS A BASE DE DADOS DA CAPES, ATRAVÉS DOS SEUS PERIÓDICOS, E A BUSCA FOI FEITA COM OS SEGUINTES DESCRITORES: PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL E CRIANÇA ESPECIAL; ASSIM, CONSEGUIMOS 469 ARTIGOS E DESSES APENAS 16 FORAM SELECIONADOS DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE ANÁLISE A FIM DE ATINGIR OS OBJETIVOS DO ESTUDO. PARA ANÁLISE, FOI APLICADO O PERCURSO METODOLÓGICO PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2006) ONDE ESTRUTURAMOS AS SEGUINTES CATEGORIAS PARA ANÁLISE, QUE FORAM: EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁXIS PEDAGÓGICA E EQUIPE MULTIPROFISSIONAL. DESSE MODO, O ESTUDO REVELA COMO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INCLUSÃO E DO TRABALHO MULTIDISCIPLINAR É POTENTE, APESAR DAS ADVERSIDADES DO CONTEXTO ESCOLAR E A NECESSIDADE DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA POTENCIALIZAR O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.