O RESGASTE DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DAS CI?NCIAS ? UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES
QUE EM MEIO A UM DESERTO SE REINVENTA COM UM NOVO OLHAR PARA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. DESSA MANEIRA TRABALHAR OS CICLOS BIOGEOQU?MICOS COM ESTUDANTES QUE MORAM EM UMA REGI?O ?RIDA NO AGRESTE PERNAMBUCANO TROUXE ? TONA REFLEX?ES E TOMADA DE DECIS?ES CONTEXTUALIZADAS COM SUA IDENTIDADE PARA ENCONTRAR POSS?VEIS SOLU??ES NA CAPTA??O DA ?GUA OBSERVANDO O CICLO DA ?GUA DE TAL MANEIRA QUE N?O ATRAPALHASSE AS ATIVIDADES ESCOLARES. SENDO ASSIM, FOI COLOCADO EM PR?TICA O ENSINO INVESTIGATIVO ONDE OS ESTUDANTES SE PERMITISSEM NA DESCOBERTA DO SABER POR MEIO DA CONSTRU??O DE HIP?TESES, SISTEMATIZA??O, NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CR?TICO E DO TRABALHO EM EQUIPE. COMO RESULTADO OS ESTUDANTES PRODUZIRAM UMA CALHA PET ABSORVENDO MATERIAL RECICLADO COLETADO NO LIXO NA PR?PRIA ESCOLA DESPERTANDO O INTERESSE PELA CI?NCIA EM SUA MULTIPLICIDADE E BUSCANDO SOLU??ES EM SUA TERRITORIALIDADE ULTRAPASSANDO OS MUROS E ROMPENDO BARREIRAS DA APRENDIZAGEM NAS PR?TICAS PEDAG?GICAS.