O ARTIGO DE NATUREZA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA ABORDA AS PRÁTICAS DE ASSÉDIO SEXUAL EM
AMBIENTES ACADÊMICOS. A PARTIR DO USO DE QUESTIONÁRIO, 172 MULHERES COM VIVÊNCIA EM
AMBIENTES ACADÊMICOS FORAM QUESTIONADAS ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS DE ASSÉDIO E DAS
SUAS PERCEPÇÕES REFERENTES A PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO DISPONÍVEIS EM SUAS INSTITUIÇÕES.
OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA ALTA PREVALÊNCIA DE VIVÊNCIAS DE ASSÉDIO, ASSOCIADA HÁ
POUCO CONHECIMENTO RELATIVO AO TEMA (78,9% RELATAM TER DIFICULDADE DE IDENTIFICAR
PRÁTICAS DE ASSÉDIO). TAMBÉM SE OBSERVOU QUE OS PROFESSORES FORAM APONTADOS COMO A
ORIGEM DA MAIORIA DAS EXPERIÊNCIAS DE ASSÉDIO, REPRESENTANDO 60,5% DAS OCORRÊNCIAS
RELATADAS. APONTA-SE A NECESSIDADE DE SE INCLUIR A TEMÁTICA NO AMBIENTE ACADÊMICO,
TANTO NA DIMENSÃO EDUCATIVA QUANTO ORGANIZACIONAL.