RECENTEMENTE, O ENSINO MÉDIO FOI REFORMADO PELO GOVERNO FEDERAL. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS DO IFPE - CAMPUS PESQUEIRA. CONSTITUÍRAM-SE REFERENCIAIS PARA ESTUDOS SOBRE O ENSINO MÉDIO AUTORES COMO: ZOTTI (2005, 2006), PALMA FILHO (2005), CANALI (2010), SILVA E SCHEIBE (2017), LINO (2017) E CAMPELO (2017). A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI, É O REFERENCIAL DA PESQUISA. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 40 LICENCIANDOS/AS, SENDO 20 DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA E 20 DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS/AS LICENCIANDOS/AS REPRESENTAM A ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PREPARAÇÃO, SENDO UMA DELAS A PREPARAÇÃO PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. NO ENTANTO, OS/AS LICENCIANDOS/AS RECONHECEM QUE O ENSINO MÉDIO PÚBLICO NÃO OFERECE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. ESSAS REPRESENTAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DE DIVERSAS RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES. APONTAMOS A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESPECIALMENTE DE FÍSICA E MATEMÁTICA, POIS O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONTRIBUI PARA REORIENTAR A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO.