ESTA PRODUÇÃO PRETENDE MAPEAR, PELA METODOLOGIA DO TIPO “ESTADO DA ARTE”, OS RESULTADOS DE TRABALHOS JÁ REALIZADAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. OS RESULTADOS E REFLEXÕES QUEREM CONTRIBUIR PARA A SUPERAÇÃO DA COMPREENSÃO TECNICISTA NA ABORDAGEM DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, FOMENTANDO UM DIÁLOGO E IMPLEMENTAÇÃO DE MODO CRÍTICO E DIALÓGICO. PARA TAL, FAZ-SE USO DE VOSGERAU E ROMANOWSKI (2014) NA METODOLOGIA, SOUZA, TAMANINI E SANTOS (2020) E NÓVOA (1995) PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO. A MAIORIA DAS ABORDAGENS ATUAIS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SE PREOCUPAM MAIS COM OS APARATOS TECNOLÓGICOS E PRAGMÁTICOS, ESPECIALMENTE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EDUCACIONAIS. AINDA QUE NÃO PODENDO DESCONSIDERAR O SUPORTE TÉCNICO OFERECIDO PELAS TECNOLOGIAS, AO SE TRATAR DO DIÁLOGO E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO É PRECISO ADOTAR UMA ABORDAGEM CRÍTICA ACERCA DA MENTALIDADE DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM TECNOLÓGICO EM SUAS PRÁTICAS, PROCESSOS E CULTURA CONSTITUTIVA. O ESFORÇO A SE FAZER É NA DIREÇÃO DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS E DAS SUAS IMPLEMENTAÇÕES COMO PARTE DO PROCESSO INTEGRATIVO DE UMA EDUCAÇÃO CAPAZ DE MOBILIZAR CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO.