ESTE ARTIGO SE PROPÕE A DIVULGAR UMA PESQUISA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO CHAMADO DE “DESEMBARALHANDO A HISTOLOGIA” PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. A PESQUISA, QUE COMBINA AS METODOLOGIAS QUANTITATIVA E QUALITATIVA, FOI PAUTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E ANALISOU A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. PARA A COLETA DOS DADOS UTILIZAMOS QUESTIONÁRIOS, QUE FOI APLICADO APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO, ALÉM DE OBSERVAÇÃO DIRETA. ASSIM, ESTE JOGO DE CARTAS FOI PROPOSTO COM O INTUITO DE APRIMORAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA LEVANDO-OS A RELACIONAR AS INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS COM CARACTERÍSTICAS PRÁTICAS DO COTIDIANO, CONSTRUINDO ASSIM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUÍMOS QUE O JOGO É EFETIVO NO PROCESSO DE ENSINO DO CONTEÚDO EM QUESTÃO E QUE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MOSTRANDO-SE TAMBÉM COMPETENTE EM CRIAR UM AMBIENTE DE DESCONTRAÇÃO E ALEGRIA ENTRE OS ALUNOS, SENDO UM REAL MOTIVADOR PARA O ENSINO DA BIOLOGIA.