O PRESENTE RESUMO APRESENTA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, EM ANDAMENTO, QUE PRETENDE DISCUTIR A EDUCAÇÃO MUSICAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN, NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER SE EXISTEM ESTUDOS SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN, NAS CLASSES REGULARES, POR MEIO DO ENSINO DA MÚSICA. BEM COMO PERCEBER, SE E COMO A TAL PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SE DÁ DE MANEIRA A CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM PAUTADOS E INTERPRETADOS COM BASE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. FORAM SELECIONADOS PARA ESTE ARTIGO OS TRABALHOS DE SILVA E ZILLE (2015), ILARI (2003), CASTRO E PIMENTEL (2013) . UTILIZAMOS TAMBÉM O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (1998). OS RESULTADOS DA PESQUISA ATÉ O MOMENTO APONTARAM QUE ALGUNS ESTUDOS LEVAM EM CONSIDERAÇÃO QUE, A MÚSICA PODE SERVIR COMO UM FIO CONDUTOR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN E, SOBRETUDO, PROPICIA UM AMBIENTE DE INTERAÇÃO E INCLUSÃO. ALÉM DA IMPORTÂNCIA E SIGNIFICADO DA MÚSICA PARA O SER HUMANO, O PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA BUSCOU MELHORAR A PRÁTICA DOCENTE E CONSEQUENTEMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, BEM COMO ESTIMULAR AS APRENDIZAGENS MUSICAIS E APRECIAÇÃO MUSICAL.