ESTE ARTIGO BASEIA-SE NA CONCEPÇÃO DE QUE O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DIGITAL TRAZ AO PROCESSO EDUCATIVO UM CONJUNTO SIGNIFICATIVO DE MUDANÇAS, DESDE OS SUPORTES MATERIAIS, AS METODOLOGIAS, ATÉ OS MODELOS CONCEITUAIS DO ENSINO NO COTIDIANO ESCOLAR. O OBJETIVO É ANALISAR E APRESENTAR O NOVO PERFIL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS DIGITAIS NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA, MEDIANTE A UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, TENDO COMO SUJEITO O PROFESSOR QUE EMPREENDEM BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS, RESULTANDO EM ELEMENTOS QUE NOS PERMITEM REFLETIR O PAPEL DA ESCOLA DE POSSIBILITAR O ACESSO DAS NOVAS GERAÇÕES AO MUNDO DO SABER SISTEMATIZADO E METÓDICO CIENTIFICO. ESSAS MUDANÇAS SOCIAIS EXIGEM GRANDES TRANSFORMAÇÕES QUE CONSEQUENTEMENTE, ESTÁ LIGADA AOS EDUCADORES, QUE UMA DAS PRIORIDADES NESSE PROCESSO É A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES, ONDE AS DISCUSSÕES E ESTUDOS OCORREM NUMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE CRÍTICA REFLEXIVA, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ADEQUADAS QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, CONDIZENTES COM A REALIDADE ESCOLAR CONTEMPORÂNEA.