TRATA-SE DE UM TRABALHO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, VIVENCIADO POR DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRPE, DURANTE A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA INTERDISCIPLINAR QUE PROMOVEU PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ORALIDADE, EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE. TEORICAMENTE, O TRABALHO ENCONTRA-SE ANCORADO NA CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO (SOARES, 2004), DE LINGUAGEM E DO LÚDICO COMO ELEMENTOS MEDIADORES DA APRENDIZAGEM (VYGOTSKY, 1998; BACELAR, 2009) E DA CONTRIBUIÇÃO DOS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL NA ALFABETIZAÇÃO (ARAÚJO, 2011). A OFICINA FOI DIRECIONADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE OBJETIVOU PROMOVER A VALORIZAÇÃO E O REGATE DAS CANTIGAS DE RODA, INSTIGANDO OS ALUNOS A APROPRIAR-SE DO GÊNERO E DESENVOLVER E DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA, AJUDANDO A AMPLIAR A CAPACIDADE DE USO DA LÍNGUA. A OFICINA EVIDENCIOU BONS RESULTADOS, DE MODO QUE AS CRIANÇAS PUDERAM VIVENCIAR MOMENTOS DE INTERAÇÕES ORAIS, CONTRIBUINDO DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONVIVÊNCIA DO GRUPO, PARA A VALORIZAÇÃO DAS TRADIÇÕES ORAIS, BEM COMO PARA A SUPERAÇÃO DO MEDO DE FALAR EM PÚBLICO. A REALIZAÇÃO DO TRABALHO REVELA-SE DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES, VISTO QUE OPORTUNIZOU CONHECER A REALIDADE DA SALA DE AULA E RELACIONAR AS EXPERIÊNCIAS ENTRE TEORIA E PRÁTICA.