O ESTUDO INVESTIGOU O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. COM O INTUITO DE APONTAR AS VANTAGENS QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS TEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ANALISANDO A FIXAÇÃO DE CONHECIMENTO DO ALUNO E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO, COM OS DEFICIENTES VISUAIS, PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES. O OBJETO DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDO PARA A PESQUISA TORNOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MAIS EFETIVA, POIS AS INFORMAÇÕES FORAM OBTIDAS COM PRAZER E SEM PRESSÃO PSICOLÓGICA. NA EDUCAÇÃO COM OS DEFICIENTES VISUAIS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE SE ADAPTEM AS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS DE ACORDO COM O CONTEÚDO, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS MESMOS. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA PESQUISA, CONSTATAR QUE O USO DO MATERIAL DOURADO DE FORMA À AUXILIAR NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS OCORREU DE FORMA EFICAZ.