Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, MATEMÁTICA, MATERIAL DOURADO, OPERAÇÕES ARITMÉTICAS, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ESTUDO INVESTIGOU O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. COM O INTUITO DE APONTAR AS VANTAGENS QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS TEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ANALISANDO A FIXAÇÃO DE CONHECIMENTO DO ALUNO E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO, COM OS DEFICIENTES VISUAIS, PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES. O OBJETO DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDO PARA A PESQUISA TORNOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MAIS EFETIVA, POIS AS INFORMAÇÕES FORAM OBTIDAS COM PRAZER E SEM PRESSÃO PSICOLÓGICA. NA EDUCAÇÃO COM OS DEFICIENTES VISUAIS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE SE ADAPTEM AS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS DE ACORDO COM O CONTEÚDO, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS MESMOS. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA PESQUISA, CONSTATAR QUE O USO DO MATERIAL DOURADO DE FORMA À AUXILIAR NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS OCORREU DE FORMA EFICAZ.

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