Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DO ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19

Palavra-chaves: CLASSE MULTISSERIADA, EDUCAÇÃO INFANTIL, COVID-19, , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68291
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 3695
    "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA ACERCA DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES CONJUNTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. PARA TANTO, A PESQUISA UTILIZOU, UMA METODOLOGIA MISTA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE TIPO SURVEY ENVIADO PARA 593 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GESTÃO MUNICIPAL, ONDE SE OBTEVE O RETORNO DE 28 ARQUIVOS VÁLIDOS. FOI UTILIZADO METODOLOGIA LIKERT PARA ANALISAR AS QUESTÕES DE ESCALA LINEAR. NO QUE SE REFERE AO PERFIL, OS RESULTADOS APONTARAM QUE 90% DA AMOSTRA É COMPOSTA POR PROFISSIONAIS GRADUADOS EM PEDAGOGIA, SENDO AINDA QUE, AO MENOS 50% TEM POUCA EXPERIÊNCIA COM ENSINO ESPECÍFICO EM QUESTÃO. NO QUE TANGE AS REFERÊNCIAS QUANTO AOS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO EM SALAS MULTISSERIADAS, NO GERAL, FORAM ENCONTRADOS DISCORDÂNCIAS COM RELAÇÃO A IGUALDADE DE ENSINO; ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDOS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES PARA ATUAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA. A ANÁLISE DE FREQUÊNCIAS TAMBÉM DEMONSTROU QUE OS DOCENTES ENTENDEM QUE O ENSINO SERÁ IMPACTADO PELOS EFEITOS DA PANDEMIA, MAS TANTO A ESCOLA QUANTO OS RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS NÃO POSSUEM RECURSOS SUFICIENTES PARA IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CONSIDERANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA E SUAS LIMITAÇÕES, SUGERE-SE A APLICAÇÃO DE NOVOS ESTUDOS COM A TEMÁTICA, ABORDANDO O CONTEXTO DO ENSINO REGULAR, COMPARANDO RESULTADOS OU REALIZANDO ANÁLISES MAIS DETALHADAS, INCLUSIVE A PARTIR DA CONSIDERAÇÃO DE FATORES PSICOPEDAGÓGICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CLASSE MULTISSERIADA, EDUCAÇÃO INFANTIL, COVID-19, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3695_03072020003004.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSICA GUINE BORGES"
    "autor_nome_curto" => "GESSICA GUINÉ"
    "autor_email" => "gessica.borges@live.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68291
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 3695
    "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA ACERCA DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES CONJUNTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. PARA TANTO, A PESQUISA UTILIZOU, UMA METODOLOGIA MISTA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE TIPO SURVEY ENVIADO PARA 593 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GESTÃO MUNICIPAL, ONDE SE OBTEVE O RETORNO DE 28 ARQUIVOS VÁLIDOS. FOI UTILIZADO METODOLOGIA LIKERT PARA ANALISAR AS QUESTÕES DE ESCALA LINEAR. NO QUE SE REFERE AO PERFIL, OS RESULTADOS APONTARAM QUE 90% DA AMOSTRA É COMPOSTA POR PROFISSIONAIS GRADUADOS EM PEDAGOGIA, SENDO AINDA QUE, AO MENOS 50% TEM POUCA EXPERIÊNCIA COM ENSINO ESPECÍFICO EM QUESTÃO. NO QUE TANGE AS REFERÊNCIAS QUANTO AOS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO EM SALAS MULTISSERIADAS, NO GERAL, FORAM ENCONTRADOS DISCORDÂNCIAS COM RELAÇÃO A IGUALDADE DE ENSINO; ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDOS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES PARA ATUAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA. A ANÁLISE DE FREQUÊNCIAS TAMBÉM DEMONSTROU QUE OS DOCENTES ENTENDEM QUE O ENSINO SERÁ IMPACTADO PELOS EFEITOS DA PANDEMIA, MAS TANTO A ESCOLA QUANTO OS RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS NÃO POSSUEM RECURSOS SUFICIENTES PARA IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CONSIDERANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA E SUAS LIMITAÇÕES, SUGERE-SE A APLICAÇÃO DE NOVOS ESTUDOS COM A TEMÁTICA, ABORDANDO O CONTEXTO DO ENSINO REGULAR, COMPARANDO RESULTADOS OU REALIZANDO ANÁLISES MAIS DETALHADAS, INCLUSIVE A PARTIR DA CONSIDERAÇÃO DE FATORES PSICOPEDAGÓGICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CLASSE MULTISSERIADA, EDUCAÇÃO INFANTIL, COVID-19, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3695_03072020003004.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSICA GUINE BORGES"
    "autor_nome_curto" => "GESSICA GUINÉ"
    "autor_email" => "gessica.borges@live.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA ACERCA DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES CONJUNTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. PARA TANTO, A PESQUISA UTILIZOU, UMA METODOLOGIA MISTA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE TIPO SURVEY ENVIADO PARA 593 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GESTÃO MUNICIPAL, ONDE SE OBTEVE O RETORNO DE 28 ARQUIVOS VÁLIDOS. FOI UTILIZADO METODOLOGIA LIKERT PARA ANALISAR AS QUESTÕES DE ESCALA LINEAR. NO QUE SE REFERE AO PERFIL, OS RESULTADOS APONTARAM QUE 90% DA AMOSTRA É COMPOSTA POR PROFISSIONAIS GRADUADOS EM PEDAGOGIA, SENDO AINDA QUE, AO MENOS 50% TEM POUCA EXPERIÊNCIA COM ENSINO ESPECÍFICO EM QUESTÃO. NO QUE TANGE AS REFERÊNCIAS QUANTO AOS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO EM SALAS MULTISSERIADAS, NO GERAL, FORAM ENCONTRADOS DISCORDÂNCIAS COM RELAÇÃO A IGUALDADE DE ENSINO; ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDOS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES PARA ATUAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA. A ANÁLISE DE FREQUÊNCIAS TAMBÉM DEMONSTROU QUE OS DOCENTES ENTENDEM QUE O ENSINO SERÁ IMPACTADO PELOS EFEITOS DA PANDEMIA, MAS TANTO A ESCOLA QUANTO OS RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS NÃO POSSUEM RECURSOS SUFICIENTES PARA IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CONSIDERANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA E SUAS LIMITAÇÕES, SUGERE-SE A APLICAÇÃO DE NOVOS ESTUDOS COM A TEMÁTICA, ABORDANDO O CONTEXTO DO ENSINO REGULAR, COMPARANDO RESULTADOS OU REALIZANDO ANÁLISES MAIS DETALHADAS, INCLUSIVE A PARTIR DA CONSIDERAÇÃO DE FATORES PSICOPEDAGÓGICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.