ESTE TRABALHO ABORDA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO AMPARO AS NECESSIDADES REAIS DO EDUCANDO SURDO, EM ATENÇÃO E RESPEITO AO SEU RITMO DE APRENDIZAGEM E AS ESPECIFICIDADES DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, COM PROPOSITO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA DESTE ALUNO. O AEE É INDICADO PARA ELIMINAR AS BARREIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO, POR POSSIBILITAR SEU ACESSO AO CONTEÚDO E A PARTICIPAÇÃO NA SALA DE AULA REGULAR COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA, O CAMINHO METODOLÓGICO DESTE ESTUDO, BASEOU-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM INTUITO DE COMPREENDER QUE O AEE DEVE ESTAR ARTICULADO A PROPOSTA DA CLASSE REGULAR, E DEVE ACONTECER EM UMA PRATICA EDUCATIVA INCLUSIVA NUM ESPAÇO PROJETADO PARA OFERECER O SUPORTE NECESSÁRIO A ESTE ALUNO, A FIM DE FAVORECER SEU ACESSO AO CONHECIMENTO EDUCACIONAL. NESTE ESTUDO, FORAM ANALISADAS O PLEITO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM SEUS ASPECTOS LEGAIS, PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA. CONFORME OS RESULTADOS APRESENTADOS, INFERE-SE QUE O AEE PRECISA SER ORGANIZADO COM MATERIAIS DIDÁTICOS, PEDAGÓGICOS, EQUIPAMENTOS E PROFISSIONAIS QUE TENHAM FORMAÇÃO PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DO ALUNO SURDO. TENDO EM VISTA QUE O AEE É ESSENCIAL PARA INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO E CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA.