A PESQUISA PROPÕE A REFLEXÃO SOBRE DIVERSOS FATORES QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO DE
PROFESSORES QUE ATUAM NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA A PARTIR
DA ÓTICA DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOS AUTORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA. VISA ANALISAR AS
PERSPECTIVAS DO CORPO DOCENTE E DISCENTE NO SENTIDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROCESSO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DA REFLEXÃO PROPOSTA, E OS ASPECTOS QUE INTERFEREM NO
PROCESSO PEDAGÓGICO NA CONTEMPORANEIDADE, BUSCA-SE AO MESMO TEMPO A PROMOÇÃO EM
QUE PROMOVE ANÁLISE DAS BASES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS FRENTE À CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO. EMPREGADA COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE DOCUMENTOS
QUE SERVIRAM DE EMBASAMENTO AOS ESTUDOS, BEM COMO A PESQUISA DE CAMPO, TENDO COMO
SUJEITOS DESSA ABORDAGEM, OS PROFESSORES NO PROCESSO FORMATIVO, EM QUE A ANÁLISE
DESSES DADOS É FEITA POR MEIO DE PARECER QUALITATIVO. ENCERRA A PESQUISA COM A SUGESTÃO
DE UMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS QUE SEJA PAUTADA NA REALIDADE SOCIOCULTURAL DOS
EDUCANDOS, BEM COMO, UM MAIOR APROFUNDAMENTO NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DESSA MODALIDADE DE ENSINO. COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A
PLENA INSERÇÃO SOCIAL E QUALIDADE DE ENSINO NA PERSPECTIVA DE UMA INCLUSÃO RESPONSÁVEL,
REFLEXIVA E CONSCIENTE NO CENÁRIO SOCIOEDUCACIONAL COMO UM TODO, NESSES DIVERSOS
CAMINHOS, TRINCHEIRAS E LADEIRAS, VISLUMBRANDO NOVOS HORIZONTES.