Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO DE FRAÇÕES EM FORMA DE NÚMEROS DECIMAIS

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, FRAÇÃO, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NÚMEROS DECIMAIS, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO DE CASO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO DE FRAÇÕES NA FORMA DE NÚMEROS DECIMAIS. O ESTUDO DE CASO FOI DESENVOLVIDO EM TRÊS MOMENTOS: O PRIMEIRO TEVE O OBJETIVO DE COMPREENDER CONCEITO DE FRAÇÃO E SEUS DIVERSOS TIPOS COMO FRAÇÕES IMPRÓPRIAS, FRAÇÕES EQUIVALENTES E FRAÇÕES PRÓPRIAS; O SEGUNDO BASEIA-SE NO ESTUDO SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA; E O TERCEIRO CONSISTE NA ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ANÁLISE DOS RESULTADOS. O DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRECEDE DA REALIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, COM O INTUITO DE APRESENTAR OS OBJETIVOS, METODOLOGIA E MATERIAIS EM CADA UMA DAS ATIVIDADES; CONSTRUIR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA; REPRESENTAR OS NÚMEROS FRACIONÁRIOS NA FORMA DE NÚMEROS DECIMAIS; LOCALIZAR OS NÚMEROS DECIMAIS NA RETA NUMÉRICA. OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO MOSTRARAM-SE BASTANTE POSITIVO, ESPECIALMENTE PORQUE COLOCA O DOCENTE EM UM DESAFIO DE ELABORAR ATIVIDADES PENSANDO NOS DIFERENTES GRAUS DE ENSINO QUE UM DADO CONCEITO CONTEMPLA, E AO DISCENTE, O PAPEL DE ATUANTE ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.