NA PRESENTE PRODUÇÃO, FOI FEITA UMA PESQUISA AO QUE CERNE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM INFANTIL, O QUE PROPORCIONA O TRABALHAR DE DIFERENTES POTENCIALIDADES NÃO APENAS DE FORMA MAIS DIVERTIDA E DESCONTRAÍDA NO EXPERIENCIAR DA CRIANÇA, COMO TAMBÉM DE MANEIRA MAIS EFETIVA. FORAM UTILIZADOS REFERÊNCIAS E PONTUAIS CITAÇÕES DE NOMES REVERENTES NO ASSUNTO, COMO KISHIMOTO, PIAGET, VYGOTSKY E AUSUBEL. FORAM FEITAS TAMBÉM ANÁLISES FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DA ESTRUTURA DO BRINCAR COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A IMPORTÂNCIA REGENTE NESTA ESCRITA ENCONTRA-SE NA NECESSIDADE DE COMPREENDER COMO O BRINCAR É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO EM DIFERENTES ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO E COMO ESTE PROCESSO É SAUDÁVEL, PRAZEROSO E PRODUTIVO PARA A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO.