ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR QUEST?ES REFERENTE A PR?TICA PEDAG?GICA CONTEMPOR?NEA, LEVANDO EM CONSIDERA??O AS DIVERSIDADES DOS ESTUDANTES, NUMA PERSPECTIVA DE (RE)ORIENTA??O DOS PRINC?PIOS EDUCACIONAIS ADAPTADOS ?S NECESSIDADES REAIS DOS ESTUDANTES, MARCADA PELA PLURALIDADE DE DEMANDAS E NOVAS CONFIGURA??ES EM TORNO DOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER, E SOBRETUDO DE LIDAR COM AS DIVERSIDADES DOS EDUCANDOS, E OS DESAFIOS QUE ELA NOS TRAZ NA RELA??O COM O OUTRO, ALICER?ANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NO ?MBITO ESCOLAR. PROP?E-SE REFLETIR DE QUE MANEIRA AS ESCOLAS EST?O POSSIBILITANDO UMA EDUCA??O DIAL?GICA, ?TICA E LIBERTADORA QUE RESPEITE AS DIVERSIDADES DOS ESTUDANTES, SOBRETUDO DOS JOVENS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, NA QUAL A DISCUSS?O QUE SURGE ? A CONTINUA??O DA AFIRMA??O DE AUTORES QUE J? DISSERTARAM SOBRE O TEMA. O ESTUDO CONSTATOU SOB O PRISMA FREIREANO QUE A EDUCA??O DEVE SER VISTA COMO UMA PR?TICA QUE RESPEITA AS DIFEREN?AS, VALORIZANDO O DI?LOGO, DANDO ?NFASE QUE O CONHECIMENTO SE CONSTR?I EM UMA PARCERIA ENTRE OS INDIV?DUOS E O MUNDO. DESSA FORMA, O EDUCADOR TEM COMO FUN??O ESTIMULAR O APRENDIZADO E TORNAR SUA IDENTIDADE SENSIBILIZADA PARA RECONHECER OS CONHECIMENTOS PR?VIOS, A VIS?O DE MUNDO QUE O EDUCANDO TRAZ PARA O ESPA?O ESCOLAR, ESTE POR SUA VEZ DEVE ASSUMIR-SE COMO SER HIST?RICO E SOCIAL, SER PENSANTE E TRANSFORMADOR DE SUA HIST?RIA.