ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR COMO OS DESAFIOS ADVINDOS DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DA COVID-19 PODEM INTERVIR NO PROCESSO DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO. A PESQUISA É QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ONDE ABORDA UM ESTUDO DE CASO, QUE TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO. COLABORARAM COM A PESQUISA TRINTA E DOIS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO QUE LECIONAM EM ESCOLAS COM AS CARACTERÍSTICAS CITADAS ANTERIORMENTE. CONSTATA-SE QUE A PANDEMIA SOMA DIVERSOS DESAFIOS AOS JÁ EXISTENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. DENTRE ELES, A FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADA PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E MANTER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS SE DESTACAM. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A INTERFERÊNCIA SE DAR POR UM LADO, DE FORMA POSITIVA, ONDE O CONHECIMENTO DE TAIS RECURSOS POSSIBILITARÁ A UTILIZAÇÃO DOS MESMOS COMO COMPLEMENTO AO ENSINO PRESENCIAL. POR OUTRO LADO, A QUALIDADE DO ENSINO É PREJUDICADA DEVIDO À FALTA DE PREPARO DOS DOCENTES EM MINISTRAR AULAS NESTE FORMATO. HAVENDO TAMBÉM, UMA POTENCIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL.