O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID), SEGUNDO ESTUDOS TE?RICOS, TEM COMO PROPOSTA POSSIBILITAR A FORMA??O DE PROFESSORES PARA A EDUCA??O B?SICA. PARA TANTO, TEM COMO PREMISSA FAZER COM QUE O ALUNO/ACAD?MICO BOLSISTA VIVENCIE UM MUNDO PARALELO AO DA GRADUA??O. ASSIM, DIANTE DO OBJETIVO GERAL DESTA INVESTIGA??O QUE FOI ANALISAR AS CONTRIBUI??ES DO PIBID PROPICIADO ? FORMA??O DE PROFESSORES, UTILIZOU-SE DA PESQUISA DO TIPO N?O EXPERIMENTAL, DESCRITIVA, DE ENFOQUE MISTO E CORTE TRANSVERSAL, QUE TEVE COMO SUJEITOS DO ESTUDO UMA PROFESSORA SUPERVISORA DO CURSO DE EDUCA??O F?SICA QUE PARTICIPA COMO BOLSISTAS DO PIBID NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA??O, CI?NCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR), MEDIANTE A APLICA??O DE ENTREVISTA E A ASSINATURA DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE). A AN?LISE DE DADOS PERMITIU CONSTATAR QUE ESTE ? UM PROGRAMA QUE SE DIFERENCIA DE OUTRAS POL?TICAS P?BLICAS VOLTADAS ? FORMA??O DE PROFESSORES ANTERIORMENTE EXECUTADAS PELA FORMA COMO ? CONDUZIDO E DO EFEITO DISSO NA FORMA??O DOS ALUNOS/ACAD?MICOS BOLSISTAS. POR MEIOS DOS RESULTADOS OBTIDOS COM ESTE ESTUDO CONCLUI-SE QUE, O PIBID ? UM PROGRAMA RELEVANTE NO CONTEXTO ATUAL NO ?MBITO DO CURSO ANALISADO. SUAS A??ES COINCIDEM COM SEUS OBJETIVOS E INCENTIVAM EFETIVAMENTE A FORMA??O DE PROFESSORES PARA A EDUCA??O B?SICA, POIS ESTIMULA A FORMA??O DE DOCENTES EM N?VEIS SUPERIOR, E COLABORA PARA A VALORIZA??O, IMPULSIONA AS ESCOLAS P?BLICAS, COMO FORMADORES DOS FUTUROS DOCENTES, ABRANGENDO A QUALIDADE DAS A??ES ACAD?MICAS NO CURSO DE LICENCIATURA.