Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAIS MANIPULÁVEIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DADOS PARCIAIS DE UM MAPEAR O CONEDU

Palavra-chaves: MATERIAIS MANIPULÁVEIS, MATEMÁTICA, MAPEAMENTO, CONEDU, Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68848
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2603
    "inscrito_id" => 7319
    "titulo" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DADOS PARCIAIS DE UM MAPEAR O CONEDU"
    "resumo" => "O SEGUINTE PÔSTER APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA, EM ANDAMENTO, QUE BUSCA IDENTIFICAR E ANALISAR OS TRABALHOS QUE DISCUTEM O ESTUDO E/OU USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS DURANTE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SEIS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), ESPECIFICAMENTE NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E NA ÁREA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ESTA PESQUISA VINCULA-SE AO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CNPQ/LEPEM), DO CAMPUS VII DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). A PESQUISA DESENVOLVIDA POSSUI NATUREZA METODOLÓGICA QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, POIS ANALISAMOS DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES JÁ REALIZADAS. PARA A PRODUÇÃO DE DADOS, COMO INSTRUMENTO, FOI ESCOLHIDO O MAPEAMENTO. O LÓCUS FORAM OS ANAIS DO CONEDU, ESPECIFICAMENTE AS SEIS EDIÇÕES JÁ REALIZADAS, CORRESPONDENTE AO PERÍODO DE 2014 A 2019. DIANTE DISSO, VERIFICAMOS QUE AINDA É INSIPIENTE A DISCUSSÃO SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, MESMO SENDO RECONHECIDA A SUA IMPORTÂNCIA, SOBRETUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPAÇO AO QUAL NÃO ENCONTRAMOS NENHUM TRABALHO. OUTRO DADO QUE MERECE DESTAQUE É A PRESENÇA CONSTANTE DE TRABALHOS PROVENIENTES DO ESTADO DA PARAÍBA. CABE-NOS, PORTANTO, PARTINDO DESSE TEXTO, AMPLIAR O OLHAR E CONTINUAR A REFLETIR SOBRE A DISCUSSÃO AQUI INICIADA, BUSCANDO ENTENDER OS REFLEXOS DESSES MATERIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS, MATEMÁTICA, MAPEAMENTO, CONEDU, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID7319_01102020193828.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERMITA DO AMARAL ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ERMITA AMARAL"
    "autor_email" => "ermitaamaral12@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68848
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2603
    "inscrito_id" => 7319
    "titulo" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DADOS PARCIAIS DE UM MAPEAR O CONEDU"
    "resumo" => "O SEGUINTE PÔSTER APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA, EM ANDAMENTO, QUE BUSCA IDENTIFICAR E ANALISAR OS TRABALHOS QUE DISCUTEM O ESTUDO E/OU USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS DURANTE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SEIS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), ESPECIFICAMENTE NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E NA ÁREA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ESTA PESQUISA VINCULA-SE AO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CNPQ/LEPEM), DO CAMPUS VII DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). A PESQUISA DESENVOLVIDA POSSUI NATUREZA METODOLÓGICA QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, POIS ANALISAMOS DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES JÁ REALIZADAS. PARA A PRODUÇÃO DE DADOS, COMO INSTRUMENTO, FOI ESCOLHIDO O MAPEAMENTO. O LÓCUS FORAM OS ANAIS DO CONEDU, ESPECIFICAMENTE AS SEIS EDIÇÕES JÁ REALIZADAS, CORRESPONDENTE AO PERÍODO DE 2014 A 2019. DIANTE DISSO, VERIFICAMOS QUE AINDA É INSIPIENTE A DISCUSSÃO SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, MESMO SENDO RECONHECIDA A SUA IMPORTÂNCIA, SOBRETUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPAÇO AO QUAL NÃO ENCONTRAMOS NENHUM TRABALHO. OUTRO DADO QUE MERECE DESTAQUE É A PRESENÇA CONSTANTE DE TRABALHOS PROVENIENTES DO ESTADO DA PARAÍBA. CABE-NOS, PORTANTO, PARTINDO DESSE TEXTO, AMPLIAR O OLHAR E CONTINUAR A REFLETIR SOBRE A DISCUSSÃO AQUI INICIADA, BUSCANDO ENTENDER OS REFLEXOS DESSES MATERIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS, MATEMÁTICA, MAPEAMENTO, CONEDU, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID7319_01102020193828.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERMITA DO AMARAL ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ERMITA AMARAL"
    "autor_email" => "ermitaamaral12@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O SEGUINTE PÔSTER APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA, EM ANDAMENTO, QUE BUSCA IDENTIFICAR E ANALISAR OS TRABALHOS QUE DISCUTEM O ESTUDO E/OU USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS DURANTE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SEIS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), ESPECIFICAMENTE NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E NA ÁREA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ESTA PESQUISA VINCULA-SE AO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CNPQ/LEPEM), DO CAMPUS VII DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). A PESQUISA DESENVOLVIDA POSSUI NATUREZA METODOLÓGICA QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, POIS ANALISAMOS DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES JÁ REALIZADAS. PARA A PRODUÇÃO DE DADOS, COMO INSTRUMENTO, FOI ESCOLHIDO O MAPEAMENTO. O LÓCUS FORAM OS ANAIS DO CONEDU, ESPECIFICAMENTE AS SEIS EDIÇÕES JÁ REALIZADAS, CORRESPONDENTE AO PERÍODO DE 2014 A 2019. DIANTE DISSO, VERIFICAMOS QUE AINDA É INSIPIENTE A DISCUSSÃO SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, MESMO SENDO RECONHECIDA A SUA IMPORTÂNCIA, SOBRETUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPAÇO AO QUAL NÃO ENCONTRAMOS NENHUM TRABALHO. OUTRO DADO QUE MERECE DESTAQUE É A PRESENÇA CONSTANTE DE TRABALHOS PROVENIENTES DO ESTADO DA PARAÍBA. CABE-NOS, PORTANTO, PARTINDO DESSE TEXTO, AMPLIAR O OLHAR E CONTINUAR A REFLETIR SOBRE A DISCUSSÃO AQUI INICIADA, BUSCANDO ENTENDER OS REFLEXOS DESSES MATERIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.