O SEGUINTE PÔSTER APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA, EM ANDAMENTO, QUE BUSCA IDENTIFICAR E ANALISAR OS TRABALHOS QUE DISCUTEM O ESTUDO E/OU USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS DURANTE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SEIS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), ESPECIFICAMENTE NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E NA ÁREA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ESTA PESQUISA VINCULA-SE AO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CNPQ/LEPEM), DO CAMPUS VII DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). A PESQUISA DESENVOLVIDA POSSUI NATUREZA METODOLÓGICA QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, POIS ANALISAMOS DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES JÁ REALIZADAS. PARA A PRODUÇÃO DE DADOS, COMO INSTRUMENTO, FOI ESCOLHIDO O MAPEAMENTO. O LÓCUS FORAM OS ANAIS DO CONEDU, ESPECIFICAMENTE AS SEIS EDIÇÕES JÁ REALIZADAS, CORRESPONDENTE AO PERÍODO DE 2014 A 2019. DIANTE DISSO, VERIFICAMOS QUE AINDA É INSIPIENTE A DISCUSSÃO SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, MESMO SENDO RECONHECIDA A SUA IMPORTÂNCIA, SOBRETUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPAÇO AO QUAL NÃO ENCONTRAMOS NENHUM TRABALHO. OUTRO DADO QUE MERECE DESTAQUE É A PRESENÇA CONSTANTE DE TRABALHOS PROVENIENTES DO ESTADO DA PARAÍBA. CABE-NOS, PORTANTO, PARTINDO DESSE TEXTO, AMPLIAR O OLHAR E CONTINUAR A REFLETIR SOBRE A DISCUSSÃO AQUI INICIADA, BUSCANDO ENTENDER OS REFLEXOS DESSES MATERIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.