O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS NO ACESSO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS. TAMBÉM ENTENDEMOS A IMPORTÂNCIA DO PROBLEMA DA PESQUISA: QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS NO ACESSO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS TEMPOS DE PANDEMIA NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS? A PESQUISA É DE ENFOQUE QUALITATIVO E QUANTITATIVO, DO TIPO EXPLORATÓRIA QUE BUSCOU, INICIALMENTE, ELABORAR UMA REVISÃO DA LITERATURA REFERENTE A TEMÁTICA, A QUAL PERCEBEMOS SER ESCASSA POR SE TRATAR DE UM EVENTO RECENTE O COVID 19, NOSSO INSTRUMENTO COLETOR DE INFORMAÇÕES FOI O QUESTIONÁRIO, EM SEGUIDA ANÁLISE DOS DADOS. NO ENTANTO, O RESULTADO DESTA PESQUISA NOS POSSIBILITOU PERCEBER QUE: OS ALUNOS RECONHECEM A DIFICULDADE DESSA MUDANÇA REPENTINA CAUSADA PELA PANDEMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM PERCEBEM A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POR NÃO SEREM AUTODIDATAS, APONTARAM FATORES QUE DIFICULTAM O ANDAMENTO DAS AULAS REMOTAS. VÁRIOS SÃO OS DESAFIOS A SEREM VENCIDOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO, DESDE AS QUESTÕES DE APTIDÃO COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS ATÉ OS PROBLEMAS EMOCIONAIS QUE ESTÃO SENDO DESENCADEADOS.