Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA, EAD, SAÚDE MENTAL, Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69222 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1797 "inscrito_id" => 4434 "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS NO ACESSO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS. TAMBÉM ENTENDEMOS A IMPORTÂNCIA DO PROBLEMA DA PESQUISA: QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS NO ACESSO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS TEMPOS DE PANDEMIA NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS? A PESQUISA É DE ENFOQUE QUALITATIVO E QUANTITATIVO, DO TIPO EXPLORATÓRIA QUE BUSCOU, INICIALMENTE, ELABORAR UMA REVISÃO DA LITERATURA REFERENTE A TEMÁTICA, A QUAL PERCEBEMOS SER ESCASSA POR SE TRATAR DE UM EVENTO RECENTE O COVID 19, NOSSO INSTRUMENTO COLETOR DE INFORMAÇÕES FOI O QUESTIONÁRIO, EM SEGUIDA ANÁLISE DOS DADOS. NO ENTANTO, O RESULTADO DESTA PESQUISA NOS POSSIBILITOU PERCEBER QUE: OS ALUNOS RECONHECEM A DIFICULDADE DESSA MUDANÇA REPENTINA CAUSADA PELA PANDEMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM PERCEBEM A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POR NÃO SEREM AUTODIDATAS, APONTARAM FATORES QUE DIFICULTAM O ANDAMENTO DAS AULAS REMOTAS. VÁRIOS SÃO OS DESAFIOS A SEREM VENCIDOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO, DESDE AS QUESTÕES DE APTIDÃO COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS ATÉ OS PROBLEMAS EMOCIONAIS QUE ESTÃO SENDO DESENCADEADOS.O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, TENDO COMO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA, EAD, SAÚDE MENTAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4434_14092020210502.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBA VALERIA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALBA VALERIA" "autor_email" => "albalela2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "5f8694016645d_14102020_030033.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69222 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1797 "inscrito_id" => 4434 "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS NO ACESSO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS. TAMBÉM ENTENDEMOS A IMPORTÂNCIA DO PROBLEMA DA PESQUISA: QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS NO ACESSO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS TEMPOS DE PANDEMIA NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS? A PESQUISA É DE ENFOQUE QUALITATIVO E QUANTITATIVO, DO TIPO EXPLORATÓRIA QUE BUSCOU, INICIALMENTE, ELABORAR UMA REVISÃO DA LITERATURA REFERENTE A TEMÁTICA, A QUAL PERCEBEMOS SER ESCASSA POR SE TRATAR DE UM EVENTO RECENTE O COVID 19, NOSSO INSTRUMENTO COLETOR DE INFORMAÇÕES FOI O QUESTIONÁRIO, EM SEGUIDA ANÁLISE DOS DADOS. NO ENTANTO, O RESULTADO DESTA PESQUISA NOS POSSIBILITOU PERCEBER QUE: OS ALUNOS RECONHECEM A DIFICULDADE DESSA MUDANÇA REPENTINA CAUSADA PELA PANDEMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM PERCEBEM A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POR NÃO SEREM AUTODIDATAS, APONTARAM FATORES QUE DIFICULTAM O ANDAMENTO DAS AULAS REMOTAS. VÁRIOS SÃO OS DESAFIOS A SEREM VENCIDOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO, DESDE AS QUESTÕES DE APTIDÃO COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS ATÉ OS PROBLEMAS EMOCIONAIS QUE ESTÃO SENDO DESENCADEADOS.O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, TENDO COMO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA, EAD, SAÚDE MENTAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4434_14092020210502.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBA VALERIA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALBA VALERIA" "autor_email" => "albalela2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "5f8694016645d_14102020_030033.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS NO ACESSO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS. TAMBÉM ENTENDEMOS A IMPORTÂNCIA DO PROBLEMA DA PESQUISA: QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS NO ACESSO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS TEMPOS DE PANDEMIA NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS? A PESQUISA É DE ENFOQUE QUALITATIVO E QUANTITATIVO, DO TIPO EXPLORATÓRIA QUE BUSCOU, INICIALMENTE, ELABORAR UMA REVISÃO DA LITERATURA REFERENTE A TEMÁTICA, A QUAL PERCEBEMOS SER ESCASSA POR SE TRATAR DE UM EVENTO RECENTE O COVID 19, NOSSO INSTRUMENTO COLETOR DE INFORMAÇÕES FOI O QUESTIONÁRIO, EM SEGUIDA ANÁLISE DOS DADOS. NO ENTANTO, O RESULTADO DESTA PESQUISA NOS POSSIBILITOU PERCEBER QUE: OS ALUNOS RECONHECEM A DIFICULDADE DESSA MUDANÇA REPENTINA CAUSADA PELA PANDEMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM PERCEBEM A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POR NÃO SEREM AUTODIDATAS, APONTARAM FATORES QUE DIFICULTAM O ANDAMENTO DAS AULAS REMOTAS. VÁRIOS SÃO OS DESAFIOS A SEREM VENCIDOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO, DESDE AS QUESTÕES DE APTIDÃO COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS ATÉ OS PROBLEMAS EMOCIONAIS QUE ESTÃO SENDO DESENCADEADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.