EMBORA EXISTA UM GRANDE CONHECIMENTO ACUMULADO SOBRE O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV), CAUSADOR DA SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (AIDS) APÓS DUAS DÉCADAS DE EPIDEMIA, POUCOS ESTUDOS MOSTRAM A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NA ABORDAGEM DO ENSINO PARA TRANSFORMAÇÃO DAS POSTURAS DOS FUTUROS MEMBROS DA SOCIEDADE. ASSIM, OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE, A POSTURA DE CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO SOBRE COMO TRATAR DO RESPECTIVO TEMA, COMO FORMA DE AGREGAR O CONHECIMENTO SOBRE HIV/AIDS ATRELANDO OS CONHECIMENTOS DE SUA FORMAÇÃO DE ENSINO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 45 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS (15 ALUNOS PARA CADA ESCOLA) LOCALIZADAS NO RIO GRANDE DO NORTE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE FORMA DE ENTREVISTA ELABORADA, ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DE SEUS COLABORADORES ANÔNIMOS. A ENTREVISTA FOI FEITA DE FORMA ESTRUTURAL COM BASE NO QUE OS COLABORADORES PODEM CONHECER SOBRE O TEMA HIV/AIDS. NA IDENTIFICAÇÃO DOS PERFIS E PARA APRESENTAÇÃO DOS DADOS DEMOGRÁFICOS CONSIDERARAM-SE AS QUESTÕES RELATIVAS PARA À IDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR. OBSERVADO QUE HÁ DEFASAGEM ENTRE O CONHECIMENTO DOS JOVENS E DOS ADOLESCENTES, PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO JOVEM ACERCA DAS PREVENÇÕES, NÃO É SUFICIENTE APENAS CONHECER OS MÉTODOS DE TRANSMISSÃO, MAS TAMBÉM SABER SUA EFICÁCIA SOBRE A BIOSSEGURANÇA, SUA IMPORTÂNCIA, O ACESSO ÀS LEIS, A FORMA CORRETA DE CERTAS UTILIZAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DESCARTÁVEIS, AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS QUANDO NÃO TRATAR A DOENÇA.