A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER DOS INDIVÍDUOS,
SENDO, PORTANTO, TEMA ATUAL E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE, CONTRIBUINDO PARA O
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DOS SUJEITOS SOBRE SUA INSERÇÃO NO MEIO SOCIAL. ESSE TRABALHO É FRUTO
DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UM ESTÁGIO EXTRACURRICULAR, BASEADO NA OBSERVAÇÕES DE UMA TURMA DE
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE NATAL, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO
NORTE, E TEM COMO OBJETIVO PROPOR DISCURSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA E A
NECESSIDADE DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COM ENFOQUE NOS ANOS
INICIAIS, HAJA VISTA A ENORME DIFICULDADE DOS ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL E A POUCA DIVERSIDADE
DE METODOLOGIAS DIDÁTICAS EMPREGADAS PELO DOCENTE EM ATUAÇÃO. PARA TANTO, ESTA PESQUISA TEM COMO
EMBASAMENTO TEÓRICO LANFREDI (2002), NO QUE SE REFERE À TEORIZAÇÃO ACERCA DA CONCEITUAÇÃO DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS FINALIDADES, LEFF (2001), QUE DISCUTE A INTERFACE ENTRE MERCADO DE TRABALHO E
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NETO (2004), QUE TEORIZA ACERCA DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SATO (2002), COM
SUAS CONTRIBUIÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE FORMAS DIFERENTES DA TEMÁTICA EM QUESTÃO EM AMBIENTE DE SALA
DE AULA, TOZONI-REIS (2007), NO QUE SE REFERE A SUA DISCURSÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS NOS
SISTEMAS SOCIOAMBIENTAIS, LEONARDI (1997), SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EQUITATIVA NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM, E PALANGANA (1988), QUE ABORDA A APREENSÃO DO CONHECIMENTO NO DISCURSO ATRAVÉS DAS
RELAÇÕES HUMANAS.