O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR DADOS ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PARA A ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO SOBRE O TEMA COM CARACTERÍSTICAS EXPLORATÓRIAS, POIS PROPORCIONOU MAIOR APROFUNDAMENTO DOS ELEMENTOS SOBRE O ASSUNTO, A PARTIR DA APRECIAÇÃO DE DIFERENTES POSIÇÕES, COLABORANDO PARA O APRIMORAMENTO DAS CONCEPÇÕES SOBRE O TEMA. AUTORES COMO JANNUZZI, 2004; KASSAR, 2013; MENDES, 2010; MIRANDA, 2003; MANTOAN, 2006 ENTRE OUTROS, CONTRIBUÍRAM TEORICAMENTE PARA O EMBASAMENTO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS. PRIVILEGIAMOS NESSA PESQUISA QUALITATIVA O ESTUDO DE CASO, POIS É UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO QUE VIABILIZA A APREENSÃO DE DIVERSAS SITUAÇÕES DO CONTEXTO ENVOLVIDO. ENTRE AS METODOLOGIAS USADAS DESTACAMOS A ANÁLISE DOCUMENTAL, POIS CONSTITUI UM PROCEDIMENTO FUNDAMENTAL PARA A PESQUISA QUALITATIVA. ESTA INVESTIGAÇÃO MOSTROU QUE MUITOS AVANÇOS OCORRERAM, MAS AINDA EXISTEM MUITAS LIMITAÇÕES QUANDO SE REFERE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.