O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO COM AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS PROFESSORES ORIUNDOS DE FAMÍLIAS POBRES INFLUENCIAM OS MODOS COMO COMPREENDEM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS/AS ESTUDANTES. A PESQUISA SE DEU POR MEIO DE ENTREVISTAS COM DOCENTES MORADORAS E ATUANTES DA PERIFERIA DE SÃO PAULO. A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTOU-SE NOS PRECEITOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, CUJA ANÁLISE DEMANDOU A CONSTRUÇÃO DE NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. SOB ESSE ENFOQUE OS DADOS APONTARAM PRÁTICAS SUJEITAS ÀS EXPECTATIVAS IDEALIZADAS QUANTO À PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, MESMO DIANTE DO RECONHECIMENTO DE INCOMPATIBILIDADES CONTEXTUAIS. SUAS TRAJETÓRIAS PESSOAIS JUSTIFICAM ESSA LEITURA DÍSPAR E, POR DECORRÊNCIA, REITERAM A LÓGICA DE CULPABILIZAÇÃO DA FAMÍLIA PELO DESEMPENHO DOS/AS ESTUDANTES.