Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULPA E GRATIDÃO: LEITURAS ESCOLARES DA FAMÍLIA

Palavra-chaves: FRACASSO ESCOLAR, FAMÍLIA, TRAJETÓRIA ESCOLAR, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO COM AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS PROFESSORES ORIUNDOS DE FAMÍLIAS POBRES INFLUENCIAM OS MODOS COMO COMPREENDEM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS/AS ESTUDANTES. A PESQUISA SE DEU POR MEIO DE ENTREVISTAS COM DOCENTES MORADORAS E ATUANTES DA PERIFERIA DE SÃO PAULO. A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTOU-SE NOS PRECEITOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, CUJA ANÁLISE DEMANDOU A CONSTRUÇÃO DE NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. SOB ESSE ENFOQUE OS DADOS APONTARAM PRÁTICAS SUJEITAS ÀS EXPECTATIVAS IDEALIZADAS QUANTO À PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, MESMO DIANTE DO RECONHECIMENTO DE INCOMPATIBILIDADES CONTEXTUAIS. SUAS TRAJETÓRIAS PESSOAIS JUSTIFICAM ESSA LEITURA DÍSPAR E, POR DECORRÊNCIA, REITERAM A LÓGICA DE CULPABILIZAÇÃO DA FAMÍLIA PELO DESEMPENHO DOS/AS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.