O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO TRAZER UMA AN?LISE REFLEXIVA SOBRE OS CONFLITOS GERADOS PELA DIFEREN?A DE G?NERO NA EDUCA??O INFANTIL, CONFLITOS ESSES RELACIONADOS ? BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS, CORES E A RELA??O DE PODER PROVOCANDO A SUBMISS?O DA FIGURA FEMININA EM RELA??O ? FIGURA MASCULINA; CULTURA QUE VEM SENDO RECONFIGURADA E QUE TEVE GRANDE AJUDA DO MOVIMENTO FEMINISTA. A PESQUISA-A??O DESSE TRABALHO PRETENDE, CONTRIBUIR PARA CONSTRU??O DE CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS POR PEDAGOGOS, PROFESSORES DE V?RIAS ?REAS, E PARA OS PAIS, QUE SE ENCONTRAREM DIANTE DOS CONFLITOS E TRANSGRESS?ES APRESENTADOS PELAS CRIAN?AS NA EDUCA??O INFANTIL. COM O M?TODO QUALITATIVO, O ESTUDO PROP?E A CONSTRU??O DE UM PROFISSIONAL ATIVO NA DESCONSTRU??O DA IDEIA DE INSTITUI??O SEXISTA, INSTITUI??ES QUE TENTAM PADRONIZAR O COMPORTAMENTO DAS CRIAN?AS, FAZENDO COM QUE MUITAS SE SINTAM REPRIMIDAS E DEIXEM DE APROVEITAR E APRENDER COM NOVAS EXPERI?NCIAS/VIV?NCIAS NO DIA-A-DIA EM MEIO ? INTERA??O COM OUTRAS CRIAN?AS.