Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DE INGRESSO AO ENSINO MÉDIO POR ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: PERCEPÇÕES DE UM PAI

Palavra-chaves: EXPECTATIVAS., DIFICULDADES., AUTISTA., INGRESSO., ENSINO MÉDIO. Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68600
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1340
    "inscrito_id" => 5648
    "titulo" => "EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DE INGRESSO AO ENSINO MÉDIO POR ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: PERCEPÇÕES DE UM PAI"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ESTUDANTES AUTISTAS QUE INGRESSAM, OU QUE DEVERIAM INGRESSAR AO E. MÉDIO, RELACIONANDO-OS AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO E AS ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO DESTES; ASSIM COMO, AS EXPECTATIVAS DE SEUS PAIS EM AJUDÁ-LOS A ALCANÇAREM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. A TEMÁTICA FAZ-SE RELEVANTE NO SENTIDO DE A COMUNIDADE ESCOLAR, INCLUINDO OS PAIS, BUSCAREM FORMAS MAIS EFETIVAS DE ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DO ALUNO COM TEA, EM UM MOMENTO ONDE NOVOS DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS VÃO SURGINDO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, DO TIPO DESCRITIVO, REALIZADO POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, USANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UMA ENTREVISTA PRESENCIAL SEMIESTRUTURADA COM O PAI DE UM ALUNO COM TEA, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE AS EXPECTATIVAS DO PAI EM RELAÇÃO AO AVANÇO ESCOLAR DO FILHO AUTISTA SÃO MÍNIMAS, ONDE OS DÉFICITS COGNITIVOS SÃO TIDOS COMO IMPORTANTES BARREIRAS IMPEDITIVAS PARA O ACESSO AO ENSINO MÉDIO. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA JUNTO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, NA GARANTIA DOS DIREITOS DESSE ALUNO E DE SUA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM FOI DESTACADA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO POSSA TORNAR CONHECIDAS AS DIFICULDADES QUE ALUNOS E FAMÍLIAS COM TEA ENFRENTAM, LEVANDO A NOVAS INDAGAÇÕES QUE PROPULSIONEM UMA EDUCAÇÃO CADA VEZ MAIS DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EXPECTATIVAS., DIFICULDADES., AUTISTA., INGRESSO., ENSINO MÉDIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5648_01092020150431.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA SOLANGE ROSSI MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARTINS"
    "autor_email" => "claudia_martins492@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68600
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1340
    "inscrito_id" => 5648
    "titulo" => "EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DE INGRESSO AO ENSINO MÉDIO POR ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: PERCEPÇÕES DE UM PAI"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ESTUDANTES AUTISTAS QUE INGRESSAM, OU QUE DEVERIAM INGRESSAR AO E. MÉDIO, RELACIONANDO-OS AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO E AS ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO DESTES; ASSIM COMO, AS EXPECTATIVAS DE SEUS PAIS EM AJUDÁ-LOS A ALCANÇAREM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. A TEMÁTICA FAZ-SE RELEVANTE NO SENTIDO DE A COMUNIDADE ESCOLAR, INCLUINDO OS PAIS, BUSCAREM FORMAS MAIS EFETIVAS DE ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DO ALUNO COM TEA, EM UM MOMENTO ONDE NOVOS DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS VÃO SURGINDO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, DO TIPO DESCRITIVO, REALIZADO POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, USANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UMA ENTREVISTA PRESENCIAL SEMIESTRUTURADA COM O PAI DE UM ALUNO COM TEA, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE AS EXPECTATIVAS DO PAI EM RELAÇÃO AO AVANÇO ESCOLAR DO FILHO AUTISTA SÃO MÍNIMAS, ONDE OS DÉFICITS COGNITIVOS SÃO TIDOS COMO IMPORTANTES BARREIRAS IMPEDITIVAS PARA O ACESSO AO ENSINO MÉDIO. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA JUNTO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, NA GARANTIA DOS DIREITOS DESSE ALUNO E DE SUA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM FOI DESTACADA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO POSSA TORNAR CONHECIDAS AS DIFICULDADES QUE ALUNOS E FAMÍLIAS COM TEA ENFRENTAM, LEVANDO A NOVAS INDAGAÇÕES QUE PROPULSIONEM UMA EDUCAÇÃO CADA VEZ MAIS DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EXPECTATIVAS., DIFICULDADES., AUTISTA., INGRESSO., ENSINO MÉDIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5648_01092020150431.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA SOLANGE ROSSI MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARTINS"
    "autor_email" => "claudia_martins492@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ESTUDANTES AUTISTAS QUE INGRESSAM, OU QUE DEVERIAM INGRESSAR AO E. MÉDIO, RELACIONANDO-OS AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO E AS ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO DESTES; ASSIM COMO, AS EXPECTATIVAS DE SEUS PAIS EM AJUDÁ-LOS A ALCANÇAREM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. A TEMÁTICA FAZ-SE RELEVANTE NO SENTIDO DE A COMUNIDADE ESCOLAR, INCLUINDO OS PAIS, BUSCAREM FORMAS MAIS EFETIVAS DE ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DO ALUNO COM TEA, EM UM MOMENTO ONDE NOVOS DESAFIOS E QUESTIONAMENTOS VÃO SURGINDO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, DO TIPO DESCRITIVO, REALIZADO POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, USANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UMA ENTREVISTA PRESENCIAL SEMIESTRUTURADA COM O PAI DE UM ALUNO COM TEA, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE AS EXPECTATIVAS DO PAI EM RELAÇÃO AO AVANÇO ESCOLAR DO FILHO AUTISTA SÃO MÍNIMAS, ONDE OS DÉFICITS COGNITIVOS SÃO TIDOS COMO IMPORTANTES BARREIRAS IMPEDITIVAS PARA O ACESSO AO ENSINO MÉDIO. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA JUNTO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, NA GARANTIA DOS DIREITOS DESSE ALUNO E DE SUA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM, TAMBÉM FOI DESTACADA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO POSSA TORNAR CONHECIDAS AS DIFICULDADES QUE ALUNOS E FAMÍLIAS COM TEA ENFRENTAM, LEVANDO A NOVAS INDAGAÇÕES QUE PROPULSIONEM UMA EDUCAÇÃO CADA VEZ MAIS DE QUALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.