ESTE ESTUDO SURGE A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COMO PROFESSORAS REGENTES DAS SERIES FINAIS (CICLO III, FASE I E FASE II) NO ENSINO FUNDAMENTAL I DURANTES OS ANOS DE 2017 À 2019, NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BA. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE A CONDIÇÃO DOS ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS ORIUNDOS DOS CICLOS ANTERIORES, TIDOS COMO CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO (CICLO I E CICLO II, DO 1º AO 3º ANO) QUE NÃO OBTIVERAM ÊXITO. POR MEIO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, ALÉM DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE DISCUTEM O TEMA ALFABETIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES. PARA TANTO ALGUNS AUTORES FUNDAMENTARAM ESTA PESQUISA, FREIRE (1989) PERRENOUD(2004), SOARES (2017) ENTRE OUTROS. INICIALMENTE SERÁ FEITA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO E AS PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS. POR FIM É FEITA UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONDIÇÃO DO ALUNO “NÃO ALFABETIZADO” EM CLASSES “ALFABETIZADAS” E QUAL UM POSSÍVEL PAPEL DO PROFESSOR DAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DIANTE DE TAL PROBLEMÁTICA.