A EDUCAÇÃO É UM DIREITO GARANTIDO POR LEI A TODOS OS CIDADÃOS, PORÉM A REALIDADE VIVENCIADA SE MOSTRA DIFERENTE. SABE-SE DA IMPORTÂNCIA EM CAPACITAR OS JOVENS E O QUANTO A NAÇÃO SOFRE DIRETAMENTE COM AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS TOMADAS SEM EMBASAMENTO EDUCACIONAL, AÇÕES ESTAS QUE AFETAM DIRETAMENTE NA POLÍTICA, ECONOMIA E PRINCIPALMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS. DENTRE OS VÁRIOS TEMAS QUE SÃO ABORDADOS NA GRADE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, FAZ-SE NECESSÁRIA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA, NÃO SOMENTE EM UMA ABORDAGEM OPTATIVA. EM TEMPOS DE PANDEMIA OS BRASILEIROS ESTÃO SOFRENDO BRUSCAMENTE OS REFLEXOS DA FALTA DE CONHECIMENTO E DA MÁ GESTÃO FINANCEIRA, MOTIVO PELO QUAL É IMPORTANTE ANALISAR A CULTURA DO PAÍS E PROPOR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO EM PROL DO CRESCIMENTO DA NAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO APONTA O NÍVEL DE APRENDIZADO DOS BRASILEIROS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA, A IMPORTÂNCIA DESSA ABORDAGEM E A DIFERENÇA DE RESULTADOS QUANDO SE TEM UMA BASE DE CONHECIMENTOS BEM FIXADA.