O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ESTEVE POR MUITO TEMPO CENTRADO NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, ASSIM, AO LOGO DOS ANOS VEM SENDO PROMOVIDAS DISCUSSÕES, E A PARTIR DESSAS, SENDO APRESENTADAS PROPOSTAS PARA UM MELHOR DIRECIONAMENTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DESSAS DISCIPLINAS. UMA DAS ESTRATÉGIAS ENCONTRADAS BASEIA-SE NA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS LOCAIS LEVADOS PELOS ALUNOS À SALA DE AULA, POSSIBILITANDO UM MODELO DE ENSINO CONTEXTUALIZADO, QUE RELACIONA ESSES CONHECIMENTOS AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. MAS AINDA SÃO MUITAS AS LACUNAS PRESENTES NO CENÁRIO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE PENSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. DESSA MANEIRA, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, BASEADO EM PRESSUPOSTOS DA ETNOBIOLOGIA, UMA VEZ QUE OS RESULTADOS TEÓRICOS PODEM DEMONSTRAR E PROMOVER ESTRATÉGIAS PARA VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DOS ALUNOS, FORMANDO INDIVÍDUOS CONSCIENTES DO SEU MEIO E DA REALIDADE QUE OS CERCAM, VISANDO ASSIM UM ENSINO CONTEXTUALIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. PORTANTO, DEMARCA-SE QUE OS AMBIENTES EDUCACIONAIS PRECISAM PORTAR-SE COMO ESPAÇOS MULTICULTURAIS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS DIFERENTES CONHECIMENTOS PRESENTES EM SALA DE AULA E PROMOVENDO MOMENTOS DE PARTILHA DE SABERES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS ALUNOS. ESTA VALORIZAÇÃO TORNA-SE POSSÍVEL POR MEIO DA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS E PODE CONTRIBUIR PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA QUE SEJA MAIS ATRATIVO E SIGNIFICATIVO PARA O ALUNO.