DISCALCULIA NO ESPAÇO ESCOLAR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68341 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2309 "inscrito_id" => 1142 "titulo" => "DISCALCULIA NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "O OBJETIVO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO TEM COMO FINALIDADE PROPORCIONAR OPORTUNIDADE PARA QUE OS DISCENTES DESENVOLVAM A CAPACIDADE DE ESTABELECER APROXIMAÇÕES A ALGUMAS NOÇÕES DE MATEMÁTICA PRESENTES NO SEU COTIDIANO. DE UMA FORMA OU DE OUTRA ELA ESTÁ PRESENTE EM PRATICAMENTE TUDO O QUE SE FAZ, DESDE O SIMPLES ATO DE ATRAVESSAR UMA RUA, NA PARTILHA DE OBJETOS, NO USO DO DINHEIRO E NO MUNDO DAS FINANÇAS, NA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE DISTÂNCIA E VELOCIDADE, NO PREPARO DE UMA RECEITA ALIMENTÍCIA, DA MANIPULAÇÃO DE UM REMÉDIO. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO, AVALIAR COMO OS DOCENTES LIDAM COM A DISCALCULIA NO ESPAÇO ESCOLAR, CONHECER O PROCESSO DE ENSINO REALIZADO NA APRENDIZAGEM E PROPOR SUGESTÕES PARA NOVOS ENCAMINHAMENTOS EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO ESPECÍFICO NA APRENDIZAGEM COM PREJUÍZOS NA MATEMÁTICA. A PESQUISA TEM COMO BASE TEÓRICA, OS SEGUINTES AUTORES: BASTOS, 2006; WAJNSZTEIN; LOPES, 2010, GARCIA, 1998; ALMEIDA,2006; CIASCA, 2003; VASCONCELOS, 2008; NOVAES, 2008 ENTRE OUTROS. E ANALISANDO OS TEÓRICOS, ASSIM COMO OUTRAS MATÉRIAS E VÍDEOS SOBRE A DISCALCULIA, PODE-SE CONSIDERAR QUE ESTE DÉFICIT ENVOLVE DESDE DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DE UM CÁLCULO SIMPLES A ASPECTOS RELACIONADOS À DISCRIMINAÇÃO VISO-ESPACIAL. TAIS PREJUÍZOS SÃO APONTADOS NO MEIO EDUCACIONAL COMO UM FATOR QUE PROPICIA O FRACASSO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "DISCALCULIA, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID1142_08102020155549" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILIAN OLIVEIRA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MILIAN OLIVEIRA" "autor_email" => "myllaped.adv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68341 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2309 "inscrito_id" => 1142 "titulo" => "DISCALCULIA NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "O OBJETIVO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO TEM COMO FINALIDADE PROPORCIONAR OPORTUNIDADE PARA QUE OS DISCENTES DESENVOLVAM A CAPACIDADE DE ESTABELECER APROXIMAÇÕES A ALGUMAS NOÇÕES DE MATEMÁTICA PRESENTES NO SEU COTIDIANO. DE UMA FORMA OU DE OUTRA ELA ESTÁ PRESENTE EM PRATICAMENTE TUDO O QUE SE FAZ, DESDE O SIMPLES ATO DE ATRAVESSAR UMA RUA, NA PARTILHA DE OBJETOS, NO USO DO DINHEIRO E NO MUNDO DAS FINANÇAS, NA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE DISTÂNCIA E VELOCIDADE, NO PREPARO DE UMA RECEITA ALIMENTÍCIA, DA MANIPULAÇÃO DE UM REMÉDIO. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO, AVALIAR COMO OS DOCENTES LIDAM COM A DISCALCULIA NO ESPAÇO ESCOLAR, CONHECER O PROCESSO DE ENSINO REALIZADO NA APRENDIZAGEM E PROPOR SUGESTÕES PARA NOVOS ENCAMINHAMENTOS EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO ESPECÍFICO NA APRENDIZAGEM COM PREJUÍZOS NA MATEMÁTICA. A PESQUISA TEM COMO BASE TEÓRICA, OS SEGUINTES AUTORES: BASTOS, 2006; WAJNSZTEIN; LOPES, 2010, GARCIA, 1998; ALMEIDA,2006; CIASCA, 2003; VASCONCELOS, 2008; NOVAES, 2008 ENTRE OUTROS. E ANALISANDO OS TEÓRICOS, ASSIM COMO OUTRAS MATÉRIAS E VÍDEOS SOBRE A DISCALCULIA, PODE-SE CONSIDERAR QUE ESTE DÉFICIT ENVOLVE DESDE DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DE UM CÁLCULO SIMPLES A ASPECTOS RELACIONADOS À DISCRIMINAÇÃO VISO-ESPACIAL. TAIS PREJUÍZOS SÃO APONTADOS NO MEIO EDUCACIONAL COMO UM FATOR QUE PROPICIA O FRACASSO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "DISCALCULIA, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID1142_08102020155549" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILIAN OLIVEIRA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MILIAN OLIVEIRA" "autor_email" => "myllaped.adv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }