BARBOSA, Milian Oliveira Da Silva et al.. Discalculia no espaço escolar. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68341>. Acesso em: 22/12/2024 15:15
O OBJETIVO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO TEM COMO FINALIDADE PROPORCIONAR OPORTUNIDADE PARA QUE OS DISCENTES DESENVOLVAM A CAPACIDADE DE ESTABELECER APROXIMAÇÕES A ALGUMAS NOÇÕES DE MATEMÁTICA PRESENTES NO SEU COTIDIANO. DE UMA FORMA OU DE OUTRA ELA ESTÁ PRESENTE EM PRATICAMENTE TUDO O QUE SE FAZ, DESDE O SIMPLES ATO DE ATRAVESSAR UMA RUA, NA PARTILHA DE OBJETOS, NO USO DO DINHEIRO E NO MUNDO DAS FINANÇAS, NA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE DISTÂNCIA E VELOCIDADE, NO PREPARO DE UMA RECEITA ALIMENTÍCIA, DA MANIPULAÇÃO DE UM REMÉDIO. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO, AVALIAR COMO OS DOCENTES LIDAM COM A DISCALCULIA NO ESPAÇO ESCOLAR, CONHECER O PROCESSO DE ENSINO REALIZADO NA APRENDIZAGEM E PROPOR SUGESTÕES PARA NOVOS ENCAMINHAMENTOS EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO ESPECÍFICO NA APRENDIZAGEM COM PREJUÍZOS NA MATEMÁTICA. A PESQUISA TEM COMO BASE TEÓRICA, OS SEGUINTES AUTORES: BASTOS, 2006; WAJNSZTEIN; LOPES, 2010, GARCIA, 1998; ALMEIDA,2006; CIASCA, 2003; VASCONCELOS, 2008; NOVAES, 2008 ENTRE OUTROS. E ANALISANDO OS TEÓRICOS, ASSIM COMO OUTRAS MATÉRIAS E VÍDEOS SOBRE A DISCALCULIA, PODE-SE CONSIDERAR QUE ESTE DÉFICIT ENVOLVE DESDE DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DE UM CÁLCULO SIMPLES A ASPECTOS RELACIONADOS À DISCRIMINAÇÃO VISO-ESPACIAL. TAIS PREJUÍZOS SÃO APONTADOS NO MEIO EDUCACIONAL COMO UM FATOR QUE PROPICIA O FRACASSO ESCOLAR.