O ARTIGO PROPÔS-SE A REVISÃO LITERÁRIA DE AUTORES RENOMADOS NO CAMPO DE ESTUDO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR PONTUANDO AS PRINCIPAIS LINHAS DE PENSAMENTO IDEOLÓGICO/TEÓRICO E CIENTÍFICO QUE DISCORREM SOBRE A AÇÃO DE AVALIAR ENQUANTO ATO INTEGRANTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMO ISSO REFLETE NO APRENDIZADO DO ALUNO, NESSE SENTIDO O TEXTO APRESENTA ELEMENTOS TRADUZIDOS PELO DIÁLOGO ENTRE A PESQUISADORA E AUTORES, A FIM DE INSTIGAR UMA REFLEXÃO SOBRE A SIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO E TRAZER NOVAS DISCUSSÕES PARA A ACADEMIA. A METODOLOGIA ADOTADA, EM RELAÇÃO À NATUREZA, É APLICA PELAS SUBJETIVIDADES E NUANCES NÃO TRADUZIDAS EM NÚMEROS, E A ABORDAGEM DO ASSUNTO É QUALITATIVA, E COM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, É BIBLIOGRÁFICA. A ANÁLISE DAS DIVERSAS POSIÇÕES ACERCA DO TEMA MOSTROU POR MEIO DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO QUE É PRECISO OFERECER CAMINHOS QUE VIABILIZE O PROCESSO AVALIATIVO DE MODO QUE O PROFESSOR FUJA DA EXCLUSIVIDADE DAS PROVAS FORMAIS, MUITAS VEZES PUNITIVAS E QUE NÃO ALCANÇAM AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, MOSTROU TAMBÉM QUE HÁ A NECESSIDADE DOS PROFESSORES EXPERIMENTAR ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO QUE TENHAM INTENCIONALIDADE E OBJETIVOS CONSISTENTES PARA A MOBILIZAÇÃO DO ENSINO COM VISTAS AO ENTENDIMENTO A TODAS AS QUESTÕES REFLETIDAS NOS REGISTROS PEDAGÓGICOS QUE CULMINAM COM A AVALIAÇÃO.