O PRESENTE ESTUDO BUSCA FAZER UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ASSOCIADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENCONTRA-SE INSERIDA DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR COMO TEMA TRANSVERSAL, MAS ENCONTRA INÚMEROS DESAFIOS PARA OS PROFESSORES, VISTO A DESMOTIVAÇÃO POR FALTA DE CONHECIMENTO ADEQUADO PARA MINISTRAR AULAS DE FORMA DINÂMICA E REFLEXIVA.
ESSA REALIDADE REQUER AO DOCENTE REFLETIR AS ATIVIDADES PERTINENTES, POR MEIO DE METODOLOGIAS QUE DESPERTEM NO DISCENTE A CURIOSIDADE DE QUERER ESTUDAR OS ASSUNTOS AMBIENTAIS POR MEIO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, MOSTRANDO COMO ESSES DOIS SABERES PODEM SER BENÉFICOS PARA A MELHOR COMPREENSÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE. NESSE SENTINDO, CONSTA-SE QUE O PROCESSO AQUI DEBATIDO, EXIGE MUDANÇAS, COMUNHÃO DE ESFORÇOS, ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO PELAS PESSOAS ENVOLVIDAS (PROFESSORES, ADMINISTRADORES EDUCACIONAIS E EDUCANDOS), UMA VEZ QUE A TEMÁTICA AMBIENTAL PODE CONTRIBUIR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS RESULTANDO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E SUSTENTÁVEIS.