O PRESENTE ARTIGO PROPÕE TRAÇAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES ORIUNDOS DE ESCOLA PÚBLICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, SECUNDARIAMENTE, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESTES ESTUDANTES, BEM COMO OS OBSTÁCULOS DE INGRESSO E PERMANÊNCIA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA. PARA TANTO DELIMITAMOS A AMOSTRA EM UMA TURMA DO NOTURNO E UTILIZAMOS O QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA DA COLETA DE DADOS, A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA COM A FINALIDADE RESPONDER A INQUIETAÇÃO PROPOSTA. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL INFERIR SOBRE ESSAS DIFICULDADES, CONSTATANDO QUE OS ALUNOS APRESENTAM DIFICULDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POR TRATAR-SE DE ALUNOS ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS, DELIMITANDO O PERFIL E ABORDANDO AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO PREGRESSA E ATUAL DESTES, POBREZA, DESIGUALDADE. COMPREENDENDO A PERCEPÇÃO DA EXISTÊNCIA DA POBREZA E DA DESIGUALDADE SOCIAL QUE É CONFIGURADO COMO UM PROCESSO NATURALMENTE ATRELADO AO APRISIONAMENTO, NUMA LÓGICA DETERMINANTE E PERVERSA DO SUJEITO QUE É POBRE, ASSIM FICA ÓBVIO QUE O PROCESSO HISTÓRICO SOCIAL NÃO É CONSIDERADO COMO CONSTRUTOR DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL.