O SISTEMA EDUCACIONAL ASSIM COMO NOSSA SOCIEDADE VIVE EM CONSTANTES MUDANÇAS QUE MUITAS VEZES SÃO INFLUENCIADOS POR FATORES OU AGENTES EXTERNOS, DESSA FORMA, OS MÉTODOS DE AVALIAÇÕES UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO SÃO RELACIONADOS COM POLÍTICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS. ENTRETANTO, MUITAS VEZES, AS PROVAS SÃO ASSIMILADAS APENAS COMO UM PROCEDIMENTO DE CLASSIFICAÇÃO OU SELEÇÃO, CRIANDO UM AMBIENTE COMPETITIVO E OCASIONANDO PRESSÃO POR PARTE DOS ALUNOS PARA OBTER UM BOM RESULTADO. ATUALMENTE, TEMOS AVALIAÇÕES APLICADAS EM GRANDE ESCALA, (AVALIAÇÕES EXTERNAS), COM INTUITO DE SUBSIDIAR E IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO, VERIFICANDO ENTÃO O DESEMPENHO E QUALIDADE DO ENSINO. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO SURGIU COM O OBJETIVO DE DETECTAR INDICADORES DE FRAUDES EM AVALIAÇÕES, COM A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS ESTATÍSTICAS. O OBJETIVO DESSE ESTUDO É COMPARAR RESULTADOS OBTIDOS EM AVALIAÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES. AS TÉCNICAS UTILIZADAS SÃO PROVENIENTES DA TEORIA CLÁSSICA DE TESTES (TCT).