RESUMO
O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR NO ANO DE 2019 JUNTO AOS DOCENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE RECIFE/PE COMO O DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA PERCEBEM ADERÊNCIA AO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO (ESP) E DE QUE MANEIRA ELE IDENTIFICA AÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS DOS SEUS PARES QUE JUSTIFICA SUA INCERÇÃO NA ESOLAS. ASSIM, APRESENTA-SE COMO PROBLEMA DE PESQUISA A SEGUINTE QUESTÃO: FAZ-SE PERCEPTÍVEL PELO DOCENTE QUE INSERÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO CARACTERIZA A RECONFIGURAÇÃO DO CURRICULAR ESCOLAR COM BASES EM UMA EDUCAÇÃO ANTIDEMOCRÁTICA? O ESTUDO CONTOU COM A ABORDAGEM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA E QUANTITATIVA, ALÉM DA PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO APLICADO NO GOOGLE FORMULÁRIOS ENVIADOS AOS SUJEITOS DA PESQUISA, USANDO MÉTODO DE PESQUISA DE CAMPO E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA BUSCANDO VERIFICAR AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DIANTE O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO QUE CONSISTE A FIXAÇÃO DE UM CARTAZ NAS ESCOLAS CONSIDERADAS COMO DEVERES DO PROFESSOR. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ BASEADO EM SAVIANI (2015), MANHAS (2016), PENNA (2016), SANTOS (2019), ARELARO (2018) ENTRE OUTROS TEÓRICOS QUE COMBATEM A MESMA TEMÁTICA. A INVESTIGAÇÃO REVELOU QUE O PROJETO ESP GANHA ESPAÇO, MESMO AINDA NÃO TENDO FORÇA DE LEI.