ESTE ARTIGO ? UM RECORTE DE UM PROJETO DE PESQUISA, APRESENTADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, NA DISCIPLINA DE PESQUISA E PR?TICA PEDAG?GICA 6-EST?GIO EM EDUCA??O INFANTIL, PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DE TE?RICOS NA ?REA DE EDUCA??O INFANTIL COMO KISHIMOTO (2001), WAJSKOP (2005), LEIS E DIRETRIZES COMO A LDB (1996) DCNEI (2010) E BNCC (2017). E NELE APRESENTA A IMPORT?NCIA DA LUDICIDADE NA EDUCA??O INFANTIL, A PARTIR DO USO DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES POR CRIAN?AS. COMO TAMB?M, BUSCA APRESENTAR A IMPORT?NCIA DA APRENDIZAGEM NAS BRINCADEIRAS. O ESTUDO DE CAR?TER QUALITATIVO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA S?CIO INTERACIONISTA DA REDE PRIVADA DE ENSINO NA CIDADE DO RECIFE. A PESQUISA FOI DIRECIONADA A PARTIR DE OBSERVA??ES PARTICIPANTE NO CAMPO DE EST?GIO E COM A APLICA??O DE REG?NCIAS EM UMA TURMA DO INFANTIL III. ATRAV?S DESTE ESTUDO FOI POSS?VEL CONSTATAR QUE O BRINCAR DA EDUCA??O INFANTIL REALIZADO NA ESCOLA TEM IMPORT?NCIA E OCUPA A LUDICIDADE COMO PRINCIPAL PROCESSO DE APRENDIZAGEM.