A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO É UM GRANDE DESAFIO, POIS VAI MUITO ALÉM DE MATRICULÁ-LOS, TORNANDO-SE FUNDAMENTAL UM SISTEMA DE ENSINO EFICAZ NA PRÁTICA E UM PROCESSO DE INCLUSÃO REAL. PARA QUE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ACONTEÇA DE FORMA PROVEITOSA A ESTE PÚBLICO, QUE APRESENTA LIMITAÇÕES MOTORAS E COGNITIVAS, É NECESSÁRIA A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL DE APOIO, INTITULADO CUIDADOR ESCOLAR. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS CUIDADORES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES, BUSCANDO IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESTES PROFISSIONAIS E DESCREVER AS REALIDADES ENCONTRADAS POR ELES NO CONTEXTO ESCOLAR. O ESTUDO, DE CUNHO QUALITATIVO E NATUREZA DESCRITIVA, APRESENTA DADOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NO MÊS DE AGOSTO DE 2020, COM QUINZE CUIDADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE RESPONDERAM VOLUNTARIAMENTE A UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS CONSIDERANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016). A PARTIR DAS ANÁLISES, FOI POSSÍVEL APONTAR VÁRIAS QUESTÕES QUE PERMEIAM A FUNÇÃO DO CUIDADOR ESCOLAR, DESDE A FALTA DE RECONHECIMENTO PROFISSIONAL ATÉ OS VARIADOS PAPÉIS QUE OS CUIDADORES ESCOLARES ASSUMEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, NO ATUAL PARADIGMA EDUCACIONAL.