RESUMO
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR UM RECORTE DOS ESTUDOS FEITOS ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTITULADO DE “A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL”. NOSSO OBJETIVO É AMPLIAR AS DISCUSSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, REFLETINDO ASPECTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E SABERES DOCENTES, BEM COMO O PROFESSOR DIANTE DO SABER E DO APRENDER, PENSANDO E DISCUTINDO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E SOBRE A AÇÃO DO PROFESSOR, COLABORANDO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NOSSAS ANÁLISES SÃO BASEADAS EM AUTORES QUE DISCUTEM ESSA PROBLEMÁTICA ENVOLVENDO O DOCENTE E SUAS AÇÕES DENTRO DA SALA DE AULA. É UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO E BIBLIOGRÁFICO, BUSCANDO FORTALECER E APRIMORAR PRÁTICAS FORMATIVAS, CONTRIBUINDO E OFERECENDO SABERES PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA EDUCACIONAL.