ESTE TRABALHO APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O APRIMORAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA. O REFERIDO PROGRAMA POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL O APERFEIÇOAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, SENDO ESSES, ETAPAS OBRIGATÓRIAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, DESTINADOS A POSSIBILITAR AO LICENCIANDO O CONTATO COM SEU FUTURO CAMPO DE PRÁTICA PROFISSIONAL, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO CURSO. NESSE SENTIDO, TOMAMOS COMO REFERÊNCIA O CONTEXTO FORMATIVO DOS COMPONENTES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA OFERECIDO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, E AS VIVÊNCIAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO COMO RESIDENTE DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, POSSIBILITADA A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO GEOGRAFIA/UEPB, QUOTA 2018-2020. CONCLUÍMOS QUE A IMPORTÂNCIA DO PRP NÃO SE LIMITA AO APRIMORAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR, MAS, REPERCUTE NO DESENVOLVIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS, SABERES E HABILIDADES NECESSÁRIAS À ATIVIDADE DOCENTE.