O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A TEMÁTICA DA HISTÓRICA DUALIDADE NO ENSINO MÉDIO, NO CONTEXTO DA REFORMA PROPOSTA POR MICHEL TEMER. PORTANTO, NOSSA PROBLEMÁTICA SE REMETE A COMPREENDER COMO SE ESTABELECE A DUALIDADE NO ENSINO A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E DE QUE FORMA A CONJUNTURA POLÍTICA FAVORECE PARA SUA EXECUÇÃO? TENDO COMO OBJETIVO GERAL LEVANTAR ELEMENTOS ACERCA DA DUALIDADE DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DITATORIAL E ESTUDAR A DUALIDADE READIQUIRIDA ATRAVÉS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO DE PESQUISA, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1998), LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (1996), LEI 13.415 (2017), DORE (2014), GERHARD (2018), LAKATOS (2003) E, POR FIM, SAVIANI (2008). ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, CONCLUIU-SE QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES E ALUNOS ENTREVISTADOS SÃO CONTRÁRIOS À REFORMA TANTO EM NÍVEL DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA, QUANTO PELA DESVALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. OBSERVOU-SE AINDA, QUE MUITOS ALUNOS E ALGUNS PROFESSORES AINDA NÃO TINHAM CONHECIMENTO DOS TERMOS DA REFORMA, O QUE FACILITA O PROCESSO DE ACEITAÇÃO DAS POLÍTICAS IMPOSTAS, POR MEIO DA AUSÊNCIA DE QUESTIONAMENTOS E DEBATES QUE POSSIBILITEM A CLAREZA E O DISCERNIMENTO.