RESUMO
ACREDITA-SE QUE PENSAR O EXERCÍCIO PROFISSIONAL PARA UMA ESCOLHA REQUER HABILIDADES ESPECÍFICAS PARA A OBTENÇÃO DE ÊXITO NA PROFISSÃO. TENDO ISTO EM MENTE, QUAIS SÃO AS PARTICULARIDADES QUE DEVEM SER ATRIBUÍDAS AO PROFESSOR? O PRESENTE TRABALHO TRAZ NOTÍCIA DO EXAME E DISCUSSÃO DESSA E OUTRAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A ESCOLHA PELA PROFISSÃO DOCENTE, E QUE ORA SERVIRÃO DE PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISES CRÍTICAS COM BASE EM RELATOS OBTIDOS ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA O AVANÇO DAS REFLEXÕES APRESENTADAS, SERVIRÃO DE APORTE TEÓRICO ZAGURY (2006), LA TAILLE (1994), SCHON (1992), DENTRE OUTROS. POR MEIO DO DIÁLOGO COM OS TEÓRICOS ESPECIALIZADOS, BUSCAMOS INVESTIGAR AS PARTICULARIDADES ATRIBUÍDAS AO PROFISSIONAL DOCENTE RELACIONANDO-AS COM OS DADOS OBTIDOS POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NOS ANOS DE 2018 E 2019, DE MODO A DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE E DA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE.