O ENSINO AO LONGO DOS TEMPOS TEM PASSADO POR DIVERSAS MUDANÇAS ADVINDAS COM AS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS NO TEMPO E NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, QUE VEIO A EXIGIR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO UMA FORMAÇÃO CALCADA NA REALIDADE A QUAL PERTENCE. COM O ADVENTO DA GLOBALIZAÇÃO E DAS NOVAS TECNOLOGIAS ADOTADAS NO ENSINO, UM NOVO OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FOI COLOCADO EM EVIDÊNCIA. SOB ESSE ASPECTO, SURGIU A MODALIDADE DE ENSINO NÃO PRESENCIAL (A DISTÂNCIA E/OU REMOTA), DE FORMA A SUPRIR A NECESSIDADE DO PREPARO PROFISSIONAL E CULTURAL DE MILHÕES DE PESSOAS QUE, POR VÁRIOS MOTIVOS, NÃO PODIAM FREQUENTAR UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO PRESENCIAL. DESSA FORMA, O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR E MAPEAR OS DESAFIOS, SUPERAÇÕES E CONQUISTAS ENFRENTADAS PELOS PARTICIPANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR (PROFESSORES, GESTORES E COORDENADORES) DURANTE O PERÍODO DE EXECUÇÃO DAS AULAS REMOTAS NA RESPECTIVA INSTITUIÇÃO, ASSIM COMO, QUAIS AS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. PARA NOS AJUDAR EM NOSSAS REFLEXÕES, TIVEMOS COMO APORTE TEÓRICO OS ESTUDOS DE MOORE E KEARSLEY (1996), PETERS (1973), DENTRE OUTROS. COMO PROCEDIMENTO DE PESQUISA E MAPEAÇÃO DOS DADOS FOI APLICADO UM FORMULÁRIO AOS PROFISSIONAIS DO COLÉGIO MENINO DEUS VIA GOOGLE FORMS, A FIM DE ADQUIRIR INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AULAS REMOTAS, DESAFIOS, SUPERAÇÕES E CONQUISTAS. OS RESULTADOS NOS AJUDARAM A ENTENDER COMO O ENSINO OCORRE NESSE CONTEXTO DE PANDEMIA, SEJAM ELES: PEDAGÓGICOS, CULTURAIS E ADMINISTRATIVOS; BEM COMO, O PAPEL EXERCIDO PELOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE CENÁRIO EDUCACIONAL.