O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE DEBATER A IMPORT?NCIA DAS AULAS DE CAMPO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSA INVESTIGA??O TEVE COMO FOCO ALUNOS DA 1? S?RIE DO ENSINO M?DIO (TURMA ?A?) DA ESCOLA ESTADUAL LUIZ AUGUSTO DE AZEVEDO MENEZES, LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE DELMIRO GOUVEIA-AL EM JUNHO DE 2019 REALIZADA NO DESENVOLVER DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID ? CAPES) ? PIBID GEOGRAFIA ? CAMPUS DO SERT?O. A AULA DE CAMPO ? UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO QUE AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA PERCEP??O DO ESPA?O VIVIDO, POIS PODE CONDUZIR O DISCENTE A AN?LISE CR?TICA DO MEIO EM QUE EST? INSERIDO. ESSA FERRAMENTA DE ENSINO TAMB?M CONTRIBUI PARA CHAMAR A ATEN??O E INTERESSE DOS EDUCANDOS, ATRAV?S DA OBSERVA??O E CONTATO COM O ESPA?O E OBJETOS DE AN?LISE, AL?M DE PROPORCIONAR UM ESTUDO MAIS DIN?MICO. ATRAV?S DO M?TODO DE PESQUISA-A??O, FOI NECESS?RIO CONSTRUIR UM CONHECIMENTO TE?RICO COM OS DISCENTES, DEFINIR O LOCAL DO CAMPO E ESTABELECER OS OBJETIVOS E O FOCO DE AN?LISE, DENTRE OUTROS. OBSERVOU-SE QUE ESSA SE APRESENTA COMO UM VALIOSO INSTRUMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS, PREPARA DE FORMA CRITERIOSA, GARANTINDO O SENTINDO PEDAG?GICO DA ATIVIDADE.