PERCEPÇÃO DE ESTIGMA SOBRE CRIANÇAS COM
EPILEPSIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO DE OLINDA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69272 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2463 "inscrito_id" => 6977 "titulo" => """ PERCEPÇÃO DE ESTIGMA SOBRE CRIANÇAS COM\r\n EPILEPSIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE\r\n ENSINO DE OLINDA """ "resumo" => "EPILEPSIA É UM DISTÚRBIO NEUROLÓGICO CRÔNICO, CARACTERIZADO POR CRISES EPILÉTICAS DE DIFERENTES ETIOLOGIAS. CALCULA-SE QUE 50 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO TENHAM ESTA CONDIÇÃO, ENTRE AS QUAIS 50% DOS CASOS OCORRENDO EM CRIANÇAS DE ATÉ 10 ANOS DE IDADE. SE QUALIFICA COMO O DISTÚRBIO NEUROLÓGICO COM A MAIS ALTA E PERSISTENTE ASSOCIAÇÃO AO ESTIGMA. A RESPEITO DA CRIANÇA COM EPILEPSIA, O ESTIGMA ESTÁ PRESENTE DESDE A PRIMEIRA CRISE QUANDO A REAÇÃO DOS PAIS É NEGATIVA. O AMBIENTE ESCOLAR TAMBÉM PODE REPRESENTAR UM LOCAL DE DIFICULDADES. NESTE PROCESSO, É IMPORTANTE ENTENDER A PERSPECTIVA DO PROFESSOR QUE, PARA ALÉM DE MEDIADOR DESSA CONVIVÊNCIA, PRECISA ESTAR PREPARADO A FIM DE EVITAR QUE ESSE ALUNO SEJA TRATADO DE MODO DIFERENTE. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI O DE IDENTIFICAR COMO ESSE ESTIGMA ESTÁ REPRESENTADO ATUALMENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE OLINDA. DESTE MODO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DE ESTIGMA, TENDO COMO ALVO A VISÃO DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ATUAL ESTIGMA NA EPILEPSIA NESSAS ESCOLAS SE VALIDA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE QUE O “EVITAR” A EPILEPSIA ESTÁ SENDO CARACTERIZADO PELA OMISSÃO. A AUSÊNCIA DE DISCUSSÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A EPILEPSIA É INDICATIVO DE ESTIGMA. ENSINAR UMA NOVA HISTÓRIA SOBRE A EPILEPSIA É ESSENCIAL NESSA CAMINHADA PELA DIMINUIÇÃO DO ESTIGMA, AINDA TÃO PARTICULAR AO DISTÚRBIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DISTÚRBIO NEUROLÓGICO, ESTIGMA ESCOLAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6977_01102020123535.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHANI RAFAELA DE OLIVEIRA NEVES" "autor_nome_curto" => "NATHANI NEVES" "autor_email" => "nathanineves94@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69272 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2463 "inscrito_id" => 6977 "titulo" => """ PERCEPÇÃO DE ESTIGMA SOBRE CRIANÇAS COM\r\n EPILEPSIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE\r\n ENSINO DE OLINDA """ "resumo" => "EPILEPSIA É UM DISTÚRBIO NEUROLÓGICO CRÔNICO, CARACTERIZADO POR CRISES EPILÉTICAS DE DIFERENTES ETIOLOGIAS. CALCULA-SE QUE 50 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO TENHAM ESTA CONDIÇÃO, ENTRE AS QUAIS 50% DOS CASOS OCORRENDO EM CRIANÇAS DE ATÉ 10 ANOS DE IDADE. SE QUALIFICA COMO O DISTÚRBIO NEUROLÓGICO COM A MAIS ALTA E PERSISTENTE ASSOCIAÇÃO AO ESTIGMA. A RESPEITO DA CRIANÇA COM EPILEPSIA, O ESTIGMA ESTÁ PRESENTE DESDE A PRIMEIRA CRISE QUANDO A REAÇÃO DOS PAIS É NEGATIVA. O AMBIENTE ESCOLAR TAMBÉM PODE REPRESENTAR UM LOCAL DE DIFICULDADES. NESTE PROCESSO, É IMPORTANTE ENTENDER A PERSPECTIVA DO PROFESSOR QUE, PARA ALÉM DE MEDIADOR DESSA CONVIVÊNCIA, PRECISA ESTAR PREPARADO A FIM DE EVITAR QUE ESSE ALUNO SEJA TRATADO DE MODO DIFERENTE. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI O DE IDENTIFICAR COMO ESSE ESTIGMA ESTÁ REPRESENTADO ATUALMENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE OLINDA. DESTE MODO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DE ESTIGMA, TENDO COMO ALVO A VISÃO DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ATUAL ESTIGMA NA EPILEPSIA NESSAS ESCOLAS SE VALIDA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE QUE O “EVITAR” A EPILEPSIA ESTÁ SENDO CARACTERIZADO PELA OMISSÃO. A AUSÊNCIA DE DISCUSSÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A EPILEPSIA É INDICATIVO DE ESTIGMA. ENSINAR UMA NOVA HISTÓRIA SOBRE A EPILEPSIA É ESSENCIAL NESSA CAMINHADA PELA DIMINUIÇÃO DO ESTIGMA, AINDA TÃO PARTICULAR AO DISTÚRBIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DISTÚRBIO NEUROLÓGICO, ESTIGMA ESCOLAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6977_01102020123535.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHANI RAFAELA DE OLIVEIRA NEVES" "autor_nome_curto" => "NATHANI NEVES" "autor_email" => "nathanineves94@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }